O inventor do psicobloc Miquel Riera morre aos 56 anos

O mundo da escalada está de luto. O espanhol Miquel Riera Picón, conhecido internacionalmente por ser o inventor do psicobloc, faleceu na tarde de ontem por conta de uma doença grave aos 56 anos de idade. Miquel Riera era conhecido mundialmente como um dos melhores escaladores de sua geração e entrou para a história do esporte como o inventor do psicobloc, também chamado de Deep Water Soloing (DWS).

O termo “psicobloc” foi inventado por Riera e significa “mente” e “rocha”, como símbolo do confronto entre o homem e a montanha. Nenhuma competição era realizada, “mas a adrenalina também é constante”, explicou Riera.

O escalador espanhol, além de atleta e especialista em sua disciplina, também era professor de escalada e colaborou em publicações dedicadas à sua modalidade. Seu livro é a principal referência de todos os escaladores que desejam escalar rochas na costa maiorquina: “Psicobloc Mallorca: guia de escalada“.

Miquel Riera também teve o privilégio de colaborar em importantes programas de televisão. Fazia parte de uma gravação que o programa “Al filo de lo imposible“, realizado em Maiorca. Também realizou “Temps d’Aventura”. No ano de 2002, Riera fez o documentário Psicobloc com o norte-americano Josh Lowell, o qual ganhou 5 prêmios em dois festivais de cinema de montanha e prêmio no festival de cinema independente Sundace (EUA).

Anos mais tarde, em 2007, com a equipe da rede norte-americana NBC filmou um novo documentário “Es Pontas”, que ganhou o prêmio Emmy de melhor documentário esportivo do ano. Sua paixão pela montanha o levou a ser um escalador de referência nacional e internacionalmente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.