Consigo me preparar fisicamente para alta montanha mesmo sem dispor de uma academia?

Todos sabemos do rigor físico exigido em alta montanha bem como as dificuldades oferecidas pelo bioma, todos esses pontos faz da preparação mais difícil ao passo que também o faz mais fácil.

Tal circunstâncias não tornam a preparação em academia ou studios a sua única alternativa. Hoje com o desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos portáteis e tão eficazes quanto os demais, a vida de quem prefere um treino outdoor se tronou ainda mais fácil e diversificada.

Existem no mercado inúmeros materiais e nos mais diversos preços que podem auxiliar sua preparação no ambiente outdoor ou mesmo em casa. Como é o caso das Bands nas suas mais diversas configurações, thera band, mini band, power band que são capazes de levar a academia até você.

Vamos encarar estes assessórios como um plus em seu treino, haja visto que também existem uma infinidade de exercícios que podem ser executados com simplesmente o peso do corpo que são eles, flexão, agachamento, barra, afundo, polichinelo, prancha, uma infinidade de abdominais entre outros tantos.

Os bands podem auxiliar a exercer uma sobre carga maior no seu movimento gerando assim um estímulo novo e consequentemente exigindo a adaptação do seu corpo o que resultará em um aumento no gasto calórico, aumento no ganho de massa magra (dependente de muitos fatores do exercício e condições atuais do indivíduo) e diversificação do exercício.

A exemplo do seguinte exercício, agachamento, posso realizar o mesmo sem material algum ou uma variação utilizando o mini band onde coloco a faixa elástica entre os tornozelos e os joelhos e partindo da posição em pé realizo uma abdução (afastamento da perna sentido lateral) e na sequência o agachamento agregando sobrecarga aos músculos abdutores da perna.

Foto: https://abrotherabroad.com/

Este é apenas um dos inúmeros exemplos que podem ser dados. Portanto não é o fato de indispor de uma academia que o fará desistir do seu tão sonhado cume.

Vale salientar que toda e qualquer atividade física devem ser realizadas sob a supervisão de um profissional de Educação Física devidamente regularizado.

No próximo artigo citarei 5 exercícios fundamentais que auxiliarão e muito na sua preparação. Exercícios estes que poderão ser realizados mesmo fora da academia com os materiais citados acima.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.