Estudante cria dispositivo de resgate inovador para montanhistas desaparecidos em avalanches

Jon Barredo, estudante de uma universidade da Espanha, inventou um sistema de resgate em montanha que multiplica por 30 a distância de detecção de montanhistas perdidos em avalanches. Barredo é aluno do Mestrado em Empreendedorismo e Gestão Empresarial e testou com sucesso seu sistema na última expedição invernal ao K2 (8.611 m) do montanhista Alex Txikon, realizado entre janeiro e março deste ano.

A tecnologia atual permite sinalizar em até 100 metros as pessoas perdidas em avalanches ou outros acidentes nas montanhas. A tecnologia desenvolvida por Barredo, batizada de Elur, atinge um alcance de três quilômetros. Além de testar seu sistema, durante os 30 dias em que esteve no Paquistão e no Nepal.

A mais de 5.000 metros de altura e cerca de -30 graus abaixo de zero, o protótipo funcionou graças a uma caixa projetada para suportar temperaturas muito baixas. O dispositivo emitiu um sinal de que cobriu uma distância de quase 3.000 metros, o que representa uma melhoria exponencial sobre os dispositivos de resgate atuais.

Barredo aproveitou a oportunidade para lançar o projeto social “Aware”. O projeto consiste em organizar, em colaboração com o Airbnb, experiências de turismo sustentável em diferentes países, “pagando de forma justa os carregadores e trabalhadores de montanha” envolvidos no trekking ou ascensão.

“Queremos que os próprios sherpas, e não intermediários, monetizem o conhecimento que sustenta o turismo de montanhismo”, explicou Jon Barredo.

Para saber mais: https://www.ehu.eus

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.