Filme “Rotpunkt” disponibilizado gratuitamente e na íntegra – A história da escalada livre

É historicamente aceito que o escalador alemão Kurt Albert inventou o rotpunkt (redpoint), o que hoje conhecemos popularmente no Brasil como escalada em livre. O escalador alemão era considerado uma verdadeira lenda viva, e foi graças à busca do aperfeiçoamento da escalada esportiva que ele impactou toda uma maneira de enxergar e vivenciar o esporte.

A história do rotpunkt e toda a revolução que foi o desenvolvimento deste conceito será tema de um filme patrocinado pela marca norte-americana Patagonia. O filme foi liberado gratuitamente na íntegra para quem quiser assistir.

Foto: Adam Pretty

“Rotpunk”além de contar a história da escalada livre, foca no mais promissor talento da Alemanha: Alex Megos. O jovem escalador alemão foi o primeiro escalador a escalar à vista uma via classificada como 9a francês (11c brasileiro). Além disso é dos poucos escaladores no mundo a encadenar vias de graduação francesa de 9b+ e 9b (12b e 12c brasileiro).

Alex Megos se destaca em competições internacionais, classificando-se recentemente para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O filme pode ser assistido no topo do artigo.

There is one comment

  1. Murilo

    Na verdade não é um comentário, é só uma indicação de erro no texto.
    No primeiro paragráfo está escrito “verdadeira lenda VIDA”. Suponho que a palavra correta seria “verdadeira lenda VIVA”.

    Além disso, agradeço a divulgação do filme !

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.