Responsável pela equipe de resgate fala após mais uma morte em El Chaltén

A montanhista e médica responsável pela equipe de resgate voluntária de El Chaltén, Carolina Codó, falou sobre o recente acidente que tirou a vida de um escalador norte-americano e um colombiano hospitalizado. A declaração foi dada em uma entrevista ao programa Cambalache, transmitido pela rádio FM Tiempo.

Caroline Codó foi chamada a pronunciar-se após a o acidente de um escalador colombiano que sofreu um acidente no mesmo local, chamado Brecha de los Italianos, e um norte-americano morreu poucas horas antes.

Pelo menos 40 pessoas participam do resgate, entre escaladores, pessoal do Parque, Voluntários CAX e Exército, demandando muitas horas de trabalho devido à complexidade desta área remota.

Esta temporada tem havido repetidas operações de resgate nas montanhas da região, onde as condições meteorológicas e rochosas não são as melhores para travessias deste tipo. As avalanches e quedas de gelo, somadas às altas temperaturas inusitadas, são alertas para que os projetos de escalada de quem pratica esse esporte sejam planejados com mais critérios de segurança.

Esta é a terceira intervenção na montanha em 2022. Nesta temporada, foram registradas más condições para travessias na alta montanha, pois houve repetidas quedas de rocha, gelo e neve.

O que falou Carolina Codó

Foto: https://www.elcorreo.com

“Viemos com uma média muito ruim este ano, cada janela de bom tempo teve um morto e um ferido”, comentou sobre o assunto. “Os acidentes têm a ver com o fato de haver muita gente escalando e com as temperaturas que temos em um verão muito quente. As duas coisas se combinam”, acrescentou Codó.

Sobre o estado do alpinista colombiano, garantiu que está bem, ” só tem uma contusão no tornozelo, que dói, mas está muito bem “.

Sobre o aumento de acidentes deste tipo que estão acontecendo naquela cidade, Carolina disse que “El Chaltén está crescendo muito e temos que considerar no futuro como as pessoas vão ser socorridas”. Para Codó, “o que é preciso fazer, em conjunto com o Estado, é encontrar a melhores formas de dar segurança a toda esta gente, porque não estamos a falar apenas de montanhistas, Chaltén está colapsado por causa do número de turistas e Parques Nacionais”.

“A verdade é que estamos em uma situação complexa em relação ao turismo de aventura em Chaltén, porque cada vez mais pessoas estão chegando, cada vez mais atividades de risco estão sendo realizadas. Em algum momento o Estado, já que o turismo incentiva as atividades, também tem que dar algum tipo de resposta”, concluiu Carolina Codó.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.