Por meio de um comunicado à imprensa, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decidiu suspender a etapa da Copa do Mundo de Escalada programada para 1 a 3 de abril de 2022 em Moscou. A decisão foi tomada após consulta e aprovação da Comissão de Atletas da IFSC e após uma série de reuniões consultivas com diferentes partes interessadas.
O presidente do IFSC, Marco Scolaris, realizou várias reuniões hoje. Durante sua discussão com a Federação Ucraniana de Montanhismo e Escalada (UMF), expressou a solidariedade com o povo da Ucrânia durante esta crise sem precedentes.
O presidente Scolaris acrescentou que espera que o conflito na Ucrânia termine rápida e pacificamente sem mais violência. O IFSC pretende transferir o evento para outro local, com um anúncio a seguir assim que um novo anfitrião for selecionado.
O cancelamento da etapa de Moscou segue o requerimento do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que todas as federações internacionais cancelem ou troquem a sede de qualquer evento marcado para a Rússia ou a Bielorússia por conta da invasão na Ucrânia. O COI ainda recomendou que a bandeira russa e belarussa não sejam exibidas ou os respectivos hinos tocados em nenhum evento esportivo.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.