Quinn Brett: Queda de 30 metros é documentado em filme

A escaladora norte-americana Lynn Hill destacou em suas redes sociais sobre o novo filme a respeito da também escaladora Quinn Brett. Em 2017 Quinn teve uma queda de mais de 30 metros na passagem Boot Flake na via The Nose enquanto escalava com Josie McKee, ex-funcionária da Yosemite Search and Rescue (corpo de resgate que responde às emergências que ocorreram no parque norte-americano conhecido como YOSAR).

Como ex-membro do YOSAR, McKee conseguiu montar as cordas necessárias para que os guardas as alcançassem o mais rápido possível. Os ferimentos de Quinn Brett incluíram uma vértebra T12 quebrada, um ferimento na cabeça tão grave que exigiu 15 grampos e uma lesão na medula espinhal que resultou na perda do uso das pernas.

As ações de McKee e YOSAR foram fundamentais para salvar a vida de Brett. O acidente, que foi amplamente documentado pela mídia norte-americana à época, foi um momento de mudança de vida ao qual Brett teve que se adaptar.

Brett tinha um currículo impressionante de conquistas em Yosemite. Em 2012, escalando com Jes Meiris, estabeleceu o recorde feminino de velocidade no The Nose em 10 horas e 19 minutos (o recorde agora pertence a Mayan Smith-Gobat e Libby Sauter). Em 2014, Brett e Sauter escalaram o The Nose e o Lurking Fear em menos de 22 horas, tornando-se a primeira equipe feminina a escalar duas vias no El Capitan em um dia.

Quinn Brett

A partir de entrevistas, um longa-metragem sobre a vida de Quinn Brett dois anos após seu acidente foi indicado a melhor longa-metragem no Big Sky Adventure Film Festival. O filme pode ser visto online até sexta-feira (o trailer do filme pode ser visto no topo do artigo). No filme a escaladora mostra como lida com a dor, a perda e, finalmente, a aceitação desse acidente que mudou sua vida.

Quinn Brett continuou a escalar, mesmo estando em cadeira de rodas. Batizado com o nome de An Accidental Life, o filme é dirigido por Henna Taylor e segue Brett nos primeiros dois anos após o acidente. Hoje, Brett, 38, está ansiosa para formular um novo cargo no Departamento do Interior dos EUA para utilizar plenamente sua experiência em busca e resgate técnico, escalada, acessibilidade e trabalho de advocacia e políticas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.