Avaliação Capacete para Escalada Elios – Petzl

Capacete-Petzl-Elios5

O capacete para escalada Elios da marca Petzl tem como objetivo oferecer segurança, conforto e versatilidade ao usuário escalador, alpinista e espeleólogo.

Segundo o seu fabricante tem como principais características ser leve, resistente a golpes em sua superfície e possuir boa ventilação.

O teste

O capacete para escalada Elios foi testado extensivamente em várias situações de escalada, sendo utilizado prioritariamente nas modalidades esportiva e tradicional.

O produto foi testado em escaladas que enfrentaram uma ampla variação de clima como chuva, vento forte, umidade relativa do ar baixa, sol forte e céu nublado.

Foi utilizado em escaladas esportivas na Patagônia argentina, nos lugares de escalada Valle Encantado, Piedra Parada e Lago Puelo.Capacete-Petzl-Elios6

Foi testado ainda em escaladas tradicionais no Rio de Janeiro-RJ sob sol forte e temperatura elevada.

O capacete foi testado em escaladas de várias cordadas em São Bento do Sapucaí-SP e Andradas-MG sob sol e temperatura amena.

Durante um dos testes em São Bento do Sapucaí houve chuva ao final da escalada.

Foi utilizado ainda em escaladas esportivas na Lapa do Seu Antão-MG, Lapinha-MG, Falésia Paraíso-SP, Visual das Águas-SP, Guarujá-SP, Pedra da Divisa-SP e Cachoeira do Onça.

O capacete foi transportado sempre dentro da mochila junto a vários equipamentos de escalada e vestimentas.

O equipamento somente foi limpo utilizando pano úmido, nunca com produtos de limpeza.

Prós

  • Leveza
  • Estabilidade
  • Ventilação
  • Resistência
  • Ajustes

Contras

  • Preço no Brasil
  • Disponibilidade no Brasil
  • Absorção de suor

Notas

  • Qualidade de material : 4.5 
  • Acabamento : 5.0 
  • Design : 4.5 
  • Ergonomia : 5.0 
  • Relação Peso x volume: 5.0  
  • Relação custo x benefício: 3.5 
  • Nota final: 4.58 

Opinião

Capacete-Petzl-Elios7Todo praticante de atividades como escalada, espeleologia, alpinismo, canyoning e outras atividades que envolve técnicas verticais deve utilizar um capacete que seja confortável, leve e que permita a ventilação.

Por isso o capacete é essencial para a segurança do praticante, mesmo que seja negligenciado por muitos escaladores, em especial os esportivos.

O capacete para escalada Elios da marca francesa Petzl agradou bastante durante os testes realizados, todos em local de escalada.

Durante algumas escaladas ofereceu proteção fundamental como em Piedra Parada na Argentina e Pedra do Baú no Brasil, quando houve pedras caindo na realização da escalada.

Mesmo quando houve vento forte, com na Patagônia, o capacete não produziu barulho e ofereceu conforto razoável.

O produto sempre se comportou como um produto de qualidade impecável, tendo somente seu ponto fraco a sua disponibilidade no Brasil, assim como seu preço final ao consumidor.

Um outro ponto a ser melhorado pelo fabricante está na ventilação em lugares de calor e umidade altos, como a cidade do Rio de Janeiro, quando o capacete causou certo incômodo pela alta temperatura.

A estrutura interna do capacete não conseguiu suportar o excesso de suor e acabou por formar uma “goteira” na parte frontal.

Pela leveza do produto, bastam apenas algumas horas de uso para que o escalador esqueça que está utilizando um capacete, e pelo seu desenho a movimentação constante da cabeça não fica comprometida.

O capacete para escalada Elios é um produto indicado ao público que procura um produto de qualidade e que, apesar de disponibilidade e preço final ao usuário não muito atraente, tem ao menos a longevidade garantida.

Capacete-Petzl-Elios3

Capacete-Petzl-Elios2

Capacete-Petzl-Elios1

Capacete-Petzl-Elios4

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.