Por que preparação física na escalada e montanhismo precisa de um profissional de educação física?

Em sua concepção, a escalada pode ser considerada um dos exercícios que mais exigem do corpo humano, envolvendo a maioria dos músculos e articulações. Basta observar um escalador em ação para constatar essa afirmação: perceba que no momento da subida, o tronco e o quadril se esticam para manter o corpo próximo à rocha.

Para continuar a subida, o escalador arqueia ligeiramente o corpo em sentido oposto à parede e se alonga para alcançar a próxima agarra com a mão, enquanto suas coxas e panturrilhas se esforçam para mantê-lo firme na posição, sem que perca o equilíbrio. Ao alcançar a próxima agarra, é a vez da mão suportar uma considerável quantidade de carga, principalmente nas pontas dos dedos. E não podemos deixar de citar um tipo de músculo bastante exigido na escalada, mas nem sempre discutido nos treinamentos: o músculo cardíaco.

Foto: https://www.trainingbeta.com/

Como podemos observar, poucos exercícios conseguem rivalizar com a escalada quando o assunto é domínio da técnica e um ótimo condicionamento físico. Esses dois fatores nos fazem entender a importância de um treinamento rigoroso e de qualidade, com o acompanhamento de um profissional que tenha conhecimentos sólidos sobre a anatomia e movimento do corpo humano.

Um professor de educação física é um profissional qualificado para atuar junto ao treinamento de atletas praticantes de escalada. Suas atribuições incluem conhecimentos sobre a anatomia muscular, nutrição, articulações e movimentos do corpo, itens necessários para proporcionar ao aluno um treinamento correto e específico.

O sistema muscular é um grande complexo de interligações dos cerca de 650 músculos do corpo humano, que atuam na estabilidade, força e movimento do indivíduo. Um professor de educação física compreende que alguns dos músculos exigidos numa escalada são pouco utilizados no dia a dia da maioria das pessoas, nem valorizados em um treino de academia.

Foto: https://www.evorock.com

Dessa forma, possui a capacidade de elaborar um treino que também contemple a hipertrofia desses músculos, colaborando para a diminuição dos riscos de lesões ou estiramentos. Essa valorização no treinamento de um número maior de músculos é muito importante pois, numa escalada nenhuma superfície é igual a outra: o trabalho ao qual os músculos são exigidos muda cada vez que se vai subindo.

Um órgão muito exigido numa escalada é o coração. A frequência cardíaca do atleta vai aumentando durante a subida, à medida em que o mesmo se esforça. Além do esforço, a própria adrenalina proporcionada pela altura pode aumentar o ritmo do coração.

Dessa forma, ao elaborar o treino, o professor também valorizara os exercícios aeróbicos pois sabe que auxiliam não só no fortalecimento e aumento do músculo cardíaco, como também no desenvolvimento dos músculos respiratórios.

Foto: https://www.ksl.com/

Os aeróbicos também refletem no aumento dos glóbulos vermelhos do sangue, o que melhora a oxigenação dos tecidos do corpo humano e auxilia na eliminação de gás carbônico pelos pulmões, dando mais fôlego ao atleta. O professor de educação física também possui conhecimentos sólidos em nutrição esportiva. É capaz de indicar ao praticante de escalada um acompanhamento nutricional de acordo com suas características, peso e idade. Isso acarreta na melhora do rendimento, energia e na recuperação muscular do atleta, além de auxiliar no fortalecimento das articulações e ossos do corpo.

Um professor de educação física também possui conhecimentos sobre cinesiologia, que é o estudo da mecânica e anatomia do movimento do corpo humano. Isso o torna apto a desenvolver programas específicos para o aluno, auxiliando-o a atingir um bom condicionamento físico e a manter-se em forma, alcançando assim um bom desempenho na escalada. A cinesiologia também abrange a área da psicologia esportiva, uma vertente que anda lado a lado com a preparação física, complementando o treinamento.

Dessa forma, o professor é capaz auxiliar o aluno a desenvolver uma concepção favorável para o seu crescimento como praticante de escalada, ajudando-o a ter autocontrole e motivação. Diante do exposto, podemos concluir que um profissional que entende não apenas de preparação física, como de psicologia esportiva e hábitos alimentares sadios, pode se tornar um parceiro imprescindível na prática da escalada, repassando seus conhecimentos para que possamos explorar ao máximo nossas capacidades e objetivos.