Livro da semana: “Unstoppable Force” – Steve Bechtel e Charlie Manganiello

Todo escalador ambiciona em sua rotina de treinamento que algo que o faça evoluir cada vez mais. Não resta dúvida de que a escalada é um esporte de habilidade, mas para maximizar estas mesmas habilidades, é necessário uma boa base de força física. Sim, inegavelmente possuir técnica é importante, além de uma boa dose de foco mental. Mas no início, possuir força física faz muita diferença.

Mas quem já é um praticante do esporte mais experiente, já sabe que treinamentos não são como receitas de bolos. Com absoluta certeza, o que serve para um escalador, não necessariamente irá servir para o seu amigo, e vice-versa. Para qualquer treinamento, é fundamental que seja com um profissional de educação física que preferencialmente entenda dos requisitos físicos que a escalada exige. Lembrando que há treinamentos para a escalada em rocha e outro para escalada de competição.

Quem busca evolução na escalada e saber mais de treinamentos já deve ter escutado falar de Steve Bechtel, um fanático escalador que se especializou durante muito tempo em fazer primeiras ascensões em vias esportivas. Atualmente Bechel dirige um programa de treinamento de escalada conhecido como Climb Strong junto de Charlie Manganiello. Quem acredita que Steve, que se dedica há mais de 30 anos à escalada, é mais um escalador que ministra treinamentos sem embasamento científico, engana-se. Steve Bechtel é formado em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Wyoming, nos EUA.

Juntos, Bechtel e Manganiello, buscaram reunir em uma única obra ensinamentos sobre a aquisição de força e resistência para a escalada intitulado “Unstoppable Force: Strength Training for Climbers”. Ambos já tinham escrito obras voltadas para o público interessado em treinamentos de escalada como “Logical Progression”, livro sobre ciclos de treinamento para escaladores por Steve Bechtel e “The Climb Strong Deadlift Manual”, sobre uso de treinamento com pesos para escaladores por Charlie Manganiello.

O livro passa pelas várias etapas do treinamento de força, começando com o motivo pelo qual você deve fazê-lo. O treinamento de força nos beneficia sobretudo quem foca performance de escalada em rocha, abordando desequilíbrios musculares e ajudando a prevenir lesões. Após uma avaliação geral e uma discussão das habilidades físicas de referência, os autores apresentam uma visão geral de treinamento, como fazê-lo efetivamente, quais as ferramentas necessárias, quais os locais de realizá-los, repetições e esforços e como configurar um plano de treinamento individualizado.

Na obra, os autores apresentam uma série exaustiva de exercícios, todos densamente ilustrados, desde deadlifts até front squad e mobilidade do ombro. Porém em todos os treinamentos o foco é a simplicidade e naturalidade. “Unstoppable Force: Strength Training for Climbers” é uma referência muito útil para quem quer entender mais sobre os treinamentos modernos que escaladores estão realizando em outros lugares do mundo.

Levando em consideração que alguns lugares os métodos de treinamento, construção de muros e até mesmo organização de um ginásio de escalada, sobretudo na América do Sul, ainda está nos anos 1990, o livro de Bechtel e Manganiello é uma boa referência em treinamentos e de que tipo de complemento deve-se oferecer aos clientes. Claro que, além de ter técnicas modernas, podendo ou não conter orientações de um professor de educação física, os melhores planos de treinamento são aqueles que você segue adiante.

Ficha técnica

  • Título: Unstoppable Force: Strength Training for Climbers
  • Autor: Steve Bechtel e Charlie Manganiello
  • Edição:
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 288
  • Editora: Climb Strong

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.