Planejamento de atividades outooor: O que deve ser avaliado antes de ir à montanha

O planeamento é a ação de organizar-se ou organizar algo de acordo com um plano. Implica ter uma ou várias metas a cumprir, juntamente com as ações requeridas para que os objetivos possam ser alcançados. Enquanto processo de tomada de decisões, o planejamento é composto por várias etapas. Para irmos realizar uma atividade na montanha é necessário planejar cuidadosamente cada uma das tarefas a executar.

O planejamento realizado da maneira correta, melhora os resultados da sua atividade e em casos críticos, como um imprevisto, pode evitar que algo mais sério aconteça com seu grupo ou com você mesmo. Assim como acontece com vários detalhes de nossas vidas, a falta de planejamento pode trazer “efeitos colaterais” que podem nos impactar pelo resto de nossas vidas.

Foto: Freddy Duclerc

Mais e mais entusiastas estão visitando e subindo as inúmeras montanhas do Brasil e do mundo. Isso é excelente para a atividade, pois faz com que muita gente comece se se sustentar a partir dela. Infelizmente, o aumento do número de montanhistas também aumenta os incidentes e acidentes, muitas vezes devido ao excesso de confiança e à falta de critérios já conhecidos quando se consideram os objetivos.

Trekking, escalada e outras formas de montanhismo, são atividades que apresentam riscos objetivos, mas podem ser minimizadas com preparo (físico, técnico e teórico) e com bom planejamento. Portanto, abaixo estão algumas das principais dicas quando for planejar fazer qualquer atividade.

Seja realista

Foto: http://knowi.es/

Da mesma maneira que não se deve adquirir uma dívida muito grande se não tem condições de paga-la, não se deve pensar que é onipotente diante de qualquer atividade na montanha. Portanto, quando mais for realista com suas capacidades e limitações pessoais e de seu grupo (caso esteja organizando uma jornada com amigos).

O importante, para qualquer nível de montanhista, é ir passo a passo e aproveitar o aprendizado. Não pense que a lógica matemática cartesiana, se aplica à sua evolução como montanhista. Escolha montanhas e rotas de acordo com sua experiência, conhecimento, condição física e técnica. Não se arrisque a dar um passo maior que a própria perna, pois muita ambição pode acabar até mesmo com a sua própria vida.

Ser ambicioso é bom, porque incentiva as pessoas a se projetarem para cima. Logicamente que para tudo na nossa vida, existe um certo limite e com a nossa ambição não é diferente. Seja sempre bastante crítico com você mesmo e procure ser realista (deixando o otimismo de lado). Antes de pensar em ir para a montanha, descubra que tipo de pessoa você é.

Lembre-se que a característica que melhor distingue as pessoas realistas é que elas não costumam fazer juízos de valor antecipadamente. As pessoas realistas, no entanto, não deixam de se preparar mentalmente para aquilo que poderia dar mal. Esta atitude é que faz toda a diferença no planejamento.

Estude o caminho

Há uma grande diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho. Porém, ao menos no montanhismo, conhecer com detalhes a rota em uma determinada montanha, assim como os arredores, ajuda, e muito, a prevenir-se de que algo possa dar errado. Na maioria das vezes, montanhistas iniciantes só descobrem que caminhos deve seguir a partir do momento que chega no local. Um erro que pode ser fatal.

Depois de ter escolhido o itinerário ideal, procure informações sobre o tempo que levará para fazer tudo, o equipamento que você precisará e os detalhes da rota em questão: bússolas e mapas são bastante úteis para preparar seus passeios nas montanhas. GPS são boas ferramentas, mas somente se você souber usá-las e, no caso dos aparelhos eletrônicos, estiverem carregadas.

Saiba os horários

Foto: Freddy Duclerc

É importante saber a previsão do tempo não apenas para a chuva, mas também para os horários de nascente e poente do sol. Muitas vezes a isoterma pode ser essencial para prever as condições da rota ou saber quanto de roupa você precisará.

O vento que pode encontrar é um fato que também pode ajudá-lo a se preparar melhor para as condições que são esperadas lá em cima. Use o casaco certo. Se a previsão do tempo anuncia precipitação, vento e frio, é melhor repensar a necessidade da jornada. Aprenda com os erros dos outros. Por isso que notícias de pessoas perdidas, ou mesmo acidentadas, são divulgadas: para lembrar que o planejamento é importante.

Faça a mochila com tempo

Foto: Freddy Duclerc

O planejamento de qualquer atividade na montanha tem de passar pela metodologia de armar a mochila. Por se um item tão fundamental, deve ser feito com calma e com a devida antecedência. Quantas vezes você não saiu de casa e lembrou que esqueceu algo? Se armar a sua mochila com a devida antecedência você minimiza este esquecimento.

Vivendo da cidade grande, com uma vida muito corrida e cheia de compromissos sociais e profissionais, às vezes acontece de esperamos até o último minuto para armar a mochila. Esta correria pode levar a esquecer algo ou mesmo fazer você dormir mais tarde. Como geralmente viaja-se bem cedo para ir à montanha, não é muito prático. Este despertar com sono e cansado, fará você esquecer de algo.

Avise alguém do que irá fazer

Foto: Freddy Duclerc

Por mais bem preparado para virar-se sozinho que você seja, não deixe de avisar alguém sobre seus horários. Além disso, sempre que avisar do que irá fazer, realmente realize. Por mais romântico que seja seguir um caminho impulsivamente, realizar trajetos e planos anunciados garante que haverá alguém de prontidão para ajuda-lo em alguma coisa.

Por isso, não confie em aparelhos eletrônicos, procure informar seus planos para as pessoas próximas, guarda-parques e até mesmo no corpo de bombeiros (caso seja necessário).

Esteja prevenido

Foto: https://www.theadventurejunkies.com

Com a facilidade das transações eletrônicas, a necessidade de estar portando dinheiro em espécie acabou sendo esquecida.

Porém, quando se pensa em fazer uma atividade na montanha, é fundamental ter algum dinheiro em espécie, mais precisamente em notas de pequeno valor, para que possa comprar algo, ou mesmo pagar alguma entrada.

Além disso, não se deve esquecer de carregar os remédios que normalmente consome, caso seja necessário. Artigos de higiene íntima são fundamentais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.