Norte-americana faz terceira ascensão feminina da ‘La Rambla’ (12a br)

A escaladora norte-americana Michaela Kiersch encadenou ontem a via La Rambla, graduada como um 9a+ francês (12a brasileiro) em Siurana (Espanha). A conquista de Kiersch é a terceira ascensão feminina da linha histórica.

A via La Rambla possui 41 metros na parede de calcário El Pati em Siurana, na Espanha. Originalmente conquistada e escalada por Alexander Huber em 1994 como uma via de 35 metros foi posteriormente estendida pelo espanhol Dani Andrada. A extensão que acabou sendo escalada por Ramón Julián em 2003.

Embora haja debate sobre a graduação de La Rambla, há um consenso de que atende ao 9a+ francês (12a brasileiro) e que é uma via importante e histórica na escalada esportiva. A via é uma das escaladas mais tentadas em seu grau junto com Realization, em Ceuse (França).

La Rambla é descrita como lendária, histórica e famosa na mídia de escalada, e mesmo duas décadas depois das várias primeiras subidas, subidas repetidas da rota são relatadas e narradas pela mídia especializada. dificuldade sustentada e a extensão da subida fizeram dela um importante teste técnico e físico para os principais escaladores esportivos.

Até o dia da publicação desse artigo não houveram brasileiros, ou sul-americanos, que fizeram a ascensão da via. Ao todo, apenas 29 escaladores conseguiram fazer a ascensão.

Em fevereiro de 2017, Margo Hayes se tornou a primeira mulher no mundo a escalar a graduação 9a+ francês (12a brasileiro) encadenando a via La Rambla . Em novembro de 2022, Chaehyun Seo fez a segunda ascensão feminina.

Quem é Michaela Kiersch?

A ascensão de Kiersch no início de 2023 na via La Rambla ocorre após um ano e meio de grande performance da norte-americana na escalada esportiva em rocha. Michaela foi a 22ª em sua estreia em uma etapa da Copa do Mundo de Boulder em 2010 aos 15 anos e no ano seguinte ela foi a 18ª na Copa do Mundo de vias guiadas.

Mas sua carreira de competição não decolou e, em vez disso, ela se concentrou em escalar em rocha e nos estudos universitários. Aos 21 anos ela encadenou seus primeiros 8c e 8c+ francês (11a e 11b brasileiros).

No total, a jovem de 27 anos fez nove vias graduadas como 8c+ francês (11b brasileiro) e no outono passado ela fez seu primeiro 9a francês (11c brasileiro): Dreamcatcher. A ascensão aconteceu depois de apenas cinco dias de tentativas.

Michaela Kiersch é a única mulher que encadenou linhas de escalada esportiva graduadas como 9a francês (11c brasieiro) e linhas de boulder V14 durante o ano passado.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.