Caminho de Santiago: melhor fazer sozinho ou acompanhado?

Caminho de Santiago: melhor fazer sozinho ou acompanhado? Em resumo, se você é do tipo que curte estar mais próximo de Deus, ficar sozinho ou com poucos amigos em paz, o Caminho de Santiago deve entrar na sua lista de desejos. Confira detalhes.

Caminho de Santiago: melhor fazer sozinho ou acompanhado?

De fato, poder compartilhar uma experiência única com seu parceiro ou amigos, novos lugares e paisagens juntos… Ou até mesmo tudo isso sozinho. Por certo, o Caminho de Santiago pode ser uma experiência inesquecível. Confira algumas vantagens e desvantagens de ambas as opções.

Viaje sozinho

Em suma, há quem diga que você não faz o caminho sozinho e sim consigo mesmo. É exatamente essa a vibe, uma viagem dentro de si mesmo. Uma espécie de introspecção que permite se conhecer mais, análises, descobrir sobre passos futuros ou estar mais próximo de Deus, sendo este último o que muitos peregrinos buscam.

O bom deste caminho é que você praticamente não depende de ninguém. O Caminho de Santiago é um lugar seguro. E onde quer que você vá, sempre encontrará alguém, caso precise de ajuda ou apenas para socializar.

Aos iniciantes, um dos únicos perigos de ir sozinho é se perder, pensando nisso, siga alguns sinais do caminho como a tâmara amarela, a vieira ou os passos de outros peregrinos.

No mais, um celular com bateria e um geolocalizador para se orientar são alguns dos acessórios que te ajudarão em caso de necessidade.

Viaje em companhia

Fazê-lo em casal ou em grupo é também uma ótima opção. Por que viver um momento marcante na vida sem pessoas importantes para compartilhar? Sozinho também é nada mau, porém, sem dúvidas, é possível ter outro tipo de experiência em companhia.

Memórias que serão apenas suas e de seu par ou grupo de amigos. E dependendo do que você busca nessa viagem, quanto mais pessoas, melhor.

Se você é do tipo que tem medo de tudo, a viagem acompanhado é a melhor opção. Tem aqueles que querem se desafiar e seguir sozinhos. Certamente, se essa for a ideia, o Caminho de Santiago é uma boa opção pela segurança, mas como esta parte é sobre o trajeto em grupo…

Seja em casal, com amigos ou familiares, a viagem em companhia lhe permite mais segurança em caso de dores nas pernas, costas, cansaço, bolhas… Cabe lembrar que tem a parada para comer. Um momento a dois ou em grupo no jantar ou mesmo a organização do trajeto que seguirão (Francês ou do Norte).

Enfim, sozinho ou acompanhado, o Caminho de Santiago tem roteiros que farão dessa experiência uma marcante memória em sua vida.

Foto destaque: Jon Tyson /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.