Nepalês chega ao cume do Cho Oyu e completa 12ª montanha de 8.000 em cinco meses

O nepalês Nirmal Purja deu mais um novo passo em frente no seu Projeto 14/7. O projeto de Nirmal Purja consiste em subir as quatorze montanhas com mais de 8.000 metros em sete meses deste 2019. Na madrugada de hoje (horário de Brasília) Purja chegou ao cume do Cho Oyu (8.188 m).

Até agora, cinco meses se passaram desde que Nirmal Purja alcançou seu primeiro cume: Annapurna (8.091 m). Com a ascensão de hoje, o nepalês chegou à sua 12ª montanha acima de 8.000. Portanto, faltam apenas Manaslu (8.163 m) e Shisha Pangma (8.013 m) para completar o audacioso projeto.

Nirmal Purja não precisou ficar uma semana em Cho Oyu para completar a ascensão da sexta montanha mais alta do mundo. Purja deixou apressado o acampamento base do Manaslu em 14 de setembro e chegou ao campo base do Cho Oyu no dia 16. O principal motivo dessa urgência foi a decisão das autoridades tibetanas de fechar o Cho Oyu a estrangeiros a partir de 1º de outubro. Nirmal Purja queria garantir a opção de subir a montanha antes do respectivo fechamento.

O maior desafio do montanhista nepalês é Shisha Pangma (8.013 m). Nem tanto pela dificuldade, mas por questões políticas. As autoridades chinesas decretaram o fechamento desta montanha durante este outono, por razões de segurança, e se recusaram a emitir qualquer permissão, incluindo a de Nirmal Purja. O montanhista solicitou uma permissão especial e a questão foi tentada diplomaticamente. A imprensa nepalesa afirma que seu governo está intercedendo a favor de Nirmal Purja diante do chinês.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.