Nirmal Purja entra para a história ascendendo três montanhas de 8.000 em três dias

O montanhista Nirmal Purja entrou para a história no dia de ontem ao ascender três montanhas de 8.000 metros em três dias. Purja subiu ao cume do Monte Everest (8.848 m), Lhotse (8.516 m) e o Makalu (8.481 m). Nirmal superou o próprio recorde, que era subir as mesmas montanhas em cinco dias em 2017. Não bastasse a marca histórica, acumula também a sexta ascensão em montanhas acima de 8.000 metros da temporada.

Todas as suas ascensões foram feitas sem o auxílio de oxigênio suplementar (parâmetro usado para medir o mérito real de subir uma montanha), nem utilizar as vias equipadas para os turistas.

Nirmal Purja concluiu a primeira fazer de seu projeto Project Possible. A segunda etapa começará no próximo verão, quando planeja subir cinco montanhas de oito mil metros, na ordem: Nanga Parbat (8.126 m), K2 ( 8.611 m), Broad Peak (8.047 m), Gasherbrum I (8.068 m) e Gasherbrum II (8.035). Para setembro deste ano anunciou que irá subir mais três montanhas acima de 8.000: Shisha Pangma (8.013 m), Cho Oyu (8.201 m) e Manaslu (8.156 m).

Nirmal Purja, conhecido como Nims, é um Gurkha (povo do Nepal e de partes do norte da Índia) que serviu em um dos regimentos militares do Reino Unido. Nims é o primeiro Gurkha a escalar o Monte Everest e é o atual detentor de vários recordes mundiais de ascensões mais rápidas de montanhas acima de 8.000 metros acima do nível do mar.

Foto que causou espanto

Foto: Nirmal Purja

A foto acima, que causou um misto de espanto, tristeza e asco, e circulou amplamente por várias mídias sociais (e até mesmo de veículos que ignora o assoreamento do Everest em nome do entretenimento barato e vazio no montanhismo) foi tirada por Nirmal Purja no dia que realizava o cume do Monte Everest.

Com a maioria dos montanhistas, considerados de vanguarda em montanhas acima de 8.000 metros, Nirmal Purja foi o único que se atreveu a sair bem cedo e deparar com a cena de horror da fila de montanistas e seus sherpas os carregando. Um horror patrocinado por publicitários que usam a montanha como trampolim para fama e palestras motivacionais.

A próxima janela de bom tempo para subir o Monte Everest será aproximadamente em aproximadamente 10 dias. Montanhistas com projetos ambiciosos, como o norte-americano Cory Richards e o espanhol Topo Mena, tiveram de regressar por causa do “engarrafamento” de montanhistas.

Este “engarrafamento”, inclusive, vitimou duas pessoas no dia de ontem: o norte-americano Don Cash e a indiana Anjali Kulkarni.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.