Montador de vias internacional Tonde Katiyo deixa a IFSC

Com uma carreira que se desenrola em vários continentes, Tonde Katiyo é um renomado montador de vias internacional. Recentemente, Katiyo anunciou sua saída da IFSC com comentários a respeito da federação. Confira sua declaração a seguir.

Tonde Katiyo passou 14 anos na IFSC

Divulgação/Tokyo Powder

Divulgação/Tokyo Powder

Em resumo, seu percurso o levou desde sua cidade natal, Paris, até sua terra de infância no Zimbábue, e posteriormente, para Montreal, onde buscou sua formação. Tonde é verdadeiramente um montador de vias globetrotter.

Suas viagens frequentes incluem não apenas competições, mas também atuações como consultor de montagem para academias de escalada. O primeiro contato de Tonde com a escalada ocorreu aos 12 anos, no Zimbábue, onde a família de seu pai tem raízes profundas. Aos 15, ele fez a mudança para a França, antes de posteriormente se estabelecer no Canadá.

Com formação em artes, Tonde compartilha a visão de Manu e Mathieu, buscando revelar a estética nas agarras e no movimento da escalada. Sua trajetória o levou a cruzar caminhos com Manu durante uma sessão de treinamento da equipe francesa de boulder em 2008.

Tonde é conhecido por sua atenção aos detalhes e abordagem cuidadosa. Sua personalidade serena se harmoniza perfeitamente com seu desejo inato de viajar e compartilhar experiências com outros entusiastas da escalada. Como ele próprio diz: “Mova-se para ver as coisas de um ângulo diferente.”

Na qualidade de montador de vias, Tonde compartilha com Manu a paixão por movimentos dinâmicos e tem uma apreciação especial por volumes, reconhecendo o impacto que adicionam à dimensão das paredes de escalada.

Katiyo deixa IFSC

De fato, Tonde divulgou em suas redes sociais que não seguirá na federação. Dessa forma, seus motivos foram esclarecidos em uma carta que está disponível no final da matéria.

Eu recentemente renunciei ao IFSC por desespero; infelizmente, eles nem ao menos dignificaram meu email com uma resposta, parece uma simples questão de civilidade…

Mas uma vez que tantos de nós ainda estão lutando pelos direitos civis em tantas áreas de nossas vidas, quero adicionar minha contribuição e compartilhar minha experiência e pensamentos em relação à configuração internacional.

A escalada indoor em ginásios e competições existe apenas por causa dos setters; eles precisam de melhores condições de trabalho, treinamento, apoio, remuneração e consideração. – disse Tonde Katiyo no Instagram.

+ [Carta completa] A Letter to the IFSC

Foto destaque: Divulgação/AllezUp

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.