Alex Honnold perde o recorde pessoal em Yosemite

Alex Honnold perdeu seu recorde pessoal de Velocidade (Speed) em Yosemite. A saber, Honnold havia estabelecido sua marca há dez anos. Nick Ehman, novo recordista, escalou “The Nose” em um tempo bem abaixo de Alex. Confira.

Alex Honnold é superado em Yosemite

Divulgação/University of California

Divulgação/University of California

Em suma, Nick Ehman completou a escalada solo de “The Nose” em 4 horas e 39 minutos. Ehman quebrou o recorde anterior de Alex Honnold, que era de 5 horas e 50 minutos.

Tom Evans, do El Cap Report, compartilhou a notícia no Facebook, esclarecendo que a ascensão de Ehman “NÃO foi um free-solo, mas sim uma escalada mista, envolvendo partes de escalada livre e escalada artificial, da mesma forma que Alex fez em sua escalada solo de ‘The Nose'”.

Os escaladores utilizam várias técnicas para escalar uma via como “The Nose” em solitário, incluindo a escalada com cordas, a escalada livre e o método denominado “Metroviching” – um termo inspirado no escalador de velocidade Russ Mitrovich, no qual o escalador utiliza cordeletes para permanecer preso a pelo menos duas peças de proteção o tempo todo.

Evolução dos recordes em Yosemite

Divulgação/The New York Times

Divulgação/The New York Times

Completar “The Nose” em um único dia, conhecido como “NIAD”, é uma conquista raramente realizada, mas muitos escaladores têm conseguido esse feito nas últimas décadas.

A primeira escalada solo com cordas em estilo “NIAD” aconteceu em 1989 com Steve “Shipoopi” Schneider, que levou 21 horas e 22 minutos para concluí-la.

Em 1999, Dean Potter estabeleceu o recorde de escalada solo mais rápida em “NIAD” com um tempo de 12 horas e 59 minutos. Hans Florine recuperou o recorde solo “NIAD” com um tempo de 11 horas e 41 minutos.

Em 2012, Honnold se tornou o primeiro escalador a realizar a tríplice de Yosemite em um único dia, o que incluiu a Face Noroeste do Half Dome, “The Nose” no El Capitan e a Face Sul do Mount Watkins, em 18 horas e 50 minutos.

+ Em triste final, Mori Ai conquista ouro nos Jogos Asiáticos 2023

Foto destaque: Divulgação/National Geographic

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.