Em triste final, Mori Ai conquista ouro nos Jogos Asiáticos 2023

A segunda colocada no ranking mundial, Mori Ai, conquistou a medalha de ouro na competição de escalada esportiva feminina combinada de boulder e lead nos Jogos Asiáticos de 2023 em Hangzhou no sábado, 7 de outubro.

O evento final não aconteceu devido às condições climáticas adversas.

Melhor que o ‘clima’! Mori Ai supera adversárias sem a final dos Jogos Asiáticos

Divulgação/Olympics

Divulgação/Olympics

Chuvas persistentes afetaram a região de Hangzhou e Shaoxing, na República Popular da China, onde o Centro de Escalada Esportiva Keqiao Yangshan estava localizado.

A chuva se intensificou cerca de duas horas antes do início da final, deixando as superfícies de escalada molhadas e impróprias para a competição.

Com o piso ainda encharcado, o júri decidiu cancelar a final em consideração à segurança dos atletas.

Como resultado, os resultados foram determinados com base nas semifinais, realizadas anteriormente na tarde do mesmo dia, sob chuva leve e com um dos quatro boulders cancelados.

Fase de qualificação dourada

Divulgação/Korea JoongAng Daily

Divulgação/Korea JoongAng Daily

Na semifinal, a japonesa Mori e a escaladora sul-coreana Seo Chae-hyun empataram, ambas conquistando três tops na rodada de boulder, com duas tentativas extras, além de alcançarem a última pegada na escalada de lead, resultando em uma pontuação total de 199,73 pontos.

Surpreendentemente, de acordo com as regras da escalada esportiva, o desempate aconteceu com base no desempenho na fase de qualificação. Mori se destacou com quatro tops em cinco tentativas no boulder, enquanto Seo alcançou apenas três tops e uma zona inferior.

A China, país anfitrião, ficou com a medalha de bronze, graças ao desempenho de Zhang Yuetong. Zhang expressou sua satisfação com a conquista da medalha de bronze, destacando seu esforço nas semifinais.

No entanto, lamentou que a final tenha sido cancelada, já que ela estava ansiosa para competir naquela etapa. A medalhista de prata, Seo, também compartilhou sua felicidade por ter conquistado a prata em seu primeiro Jogos Asiáticos, embora tenha expressado certo pesar por não ter tido a oportunidade de competir na final.

Foco em Paris 2024

Divulgação/Ubald Rutar

Divulgação/Ubald Rutar

Tanto Zhang quanto Seo manifestaram a intenção de aprimorar suas habilidades na escalada de boulder antes das eliminatórias para Paris 2024.

Mori, igualmente, expressou sua felicidade por conquistar o ouro em sua primeira participação nos Jogos Asiáticos e agradeceu ao apoio e aos aplausos da multidão e dos voluntários durante as eliminatórias e semifinais.

Por fim, ela expressou sua determinação em se preparar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, agora com uma valiosa experiência em competições internacionais.

+ [Resultados] Sport Climbing – Women’s Boulder & Lead Schedule

Foto destaque: Divulgação/Alfie Lee

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.