Tragédia no Monte Shishapangma causa mortes e desaparecimentos

Uma tragédia resultou na morte da alpinista americana Anna Gutu e seu guia nepalês em uma montanha tibetana. Anna Gutu e Mingmar Sherpa foram confirmados mortos no domingo após avalanches.

A saber, dois outros indivíduos permanecem desaparecidos, de acordo com informações de empresas de turismo e relatórios da mídia chinesa.

+ Reinhold Messner é inigualável? Alpinista americano recusa recorde do Guinness

Tragédia em montanha tibetana causa morte de alpinista americana e guia

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Em resumo, o Monte Shishapangma, uma das montanhas mais altas do mundo, atinge 8.027 metros acima do nível do mar e está localizado inteiramente no território chinês.

O acidente ocorreu no sábado à tarde, “a uma altitude entre 7.600 e 8.000 metros”, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, citando o Bureau de Esportes do Tibete, que confirmou o número de mortos.

Mingma David Sherpa, da Elite Exped, que liderava a expedição, relatou à AFP sobre a morte de Anna Gutu.

Recebemos relatos de que Anna e seu guia foram atingidos pela avalanche ontem, seus corpos foram encontrados. Há outros alpinistas desaparecidos também, e os esforços de resgate estão em andamento.

Esses esforços foram complicados pelo fato de que não é possível usar helicópteros na montanha devido às restrições chinesas. – disse ele.

Desaparecidos na tragédia

Divulgação/Worcester Telegram

Divulgação/Worcester Telegram

Da mesma forma, Tashi Sherpa, da Seven Summit Treks, identificou os desaparecidos como a alpinista americana Gina Marie Rzucidlo e seu guia Tenjin “Lama” Sherpa.

Dua avalanches atingiram a montanha ontem, afetando vários alpinistas. Alguns ficaram feridos e dois, a alpinista americana (Gina Marie Rzucidlo) e nosso guia Tenjin, estão desaparecidos. Os esforços de busca estão em andamento. – disse ele.

As avalanches também feriram gravemente o guia de montanha nepalês Karma Geljen Sherpa. Escoltado pela montanha abaixo por socorristas, o guia está atualmente em condição estável, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

Só para ilustrar, um total de 52 alpinistas de diversos países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Itália, estavam tentando atingir o cume da montanha quando as avalanches ocorreram, disse a Xinhua.

Todas as atividades de montanhismo foram suspensas no Monte Shishapangma.

A corrida pelo sonho

Cabe lembrar que as duas mulheres no Shishapangma estavam em uma corrida para se tornar a primeira mulher americana a atingir o cume de todas as 14 montanhas, de acordo com o jornal nepalês The Himalayan Times.

Gutu estava documentando suas proezas de montanhismo no Instagram. No mês passado, ela escreveu que tinha alcançado o cume do Dhaulagiri e também postou um vídeo dramático de sua chegada ao cume do Manaslu.

Em uma postagem no Instagram de junho, Gutu escreveu que tinha atingido o cume do Monte Kanchenjunga.

Estou mais perto do meu grande sonho. – escreveu ao lado de uma foto dela no topo do cume.

+ [Fonte] Muere Anna Gutu por una avalancha en el Shisha Pangma, en plena carrera por ser la primera estadounidense en coronar los 14 ochomiles

Foto destaque: Reprodução/Instagram

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.