Escalador libera via de escalada esportiva em São Paulo que pode ser a mais difícil do Brasil

O escalador brasileiro César Grosso noticiou em sua rede social que finalizou a escalada em livre de uma linha localizada no teto da Pedra do Baú, São Paulo, a 380 metros do solo. O escalador que atualmente mora na Itália e está de visita ao Brasil, levou 22 dias dedicado a terminar o projeto.

A sugestão do escalador foi de que a linha seria um 11b brasileiro (8c+ francês). Na escalada esportiva uma graduação de escalada somente é “chancelada” e divulgada pela comunidade de praticantes após várias ascensões para confirmar, ou contestar, o grau de dificuldade sugerido por quem fez a primeira ascensão.

Caso seja confirmada a dificuldade da via, esta seria a linha de escalada esportiva de maior dificuldade do Brasil. A via realizada em estilo livre (anteriormente somente era realizada em escalada artificial) foi batizada de “Origem”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ?LIMITEFILMES (Murilo) (@100limitefilmes) em

Por ainda carecer de confirmação, a comunidade de escaladores do Brasil começa a viver a expectativa de que grandes nomes da escalada esportiva, os quais são especializados neste tipo de dificuldade, comecem a visitar o país.

Portanto, a cidade de São Bento do Sapucaí pode se tornar um novo destino obrigatório no Brasil para escaladores de alto rendimento que procuram destinos para incrementar o currículo com vias na mesma dificuldade da via “Origem”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.