Pedivela revolucionária aumenta o conforto e força de pedalar

Quando ninguém acreditava que a pedivela das bicicletas poderiam ser redesenhadas, e um engenheiro francês parece que conseguiu. Se você é um ciclista experiente, provavelmente conhece a dificuldade da chamada ‘zona morta’ ao pedalar, onde o ciclista praticamente não exerce força no pedal.

De modo geral as coroas ovais retiram carga da pedaladas próximo das zonas mortas. Na prática esse ganho não é muito percebido.

Pensando nisso, o engenheiro francês Jacques Cerdan inventou uma solução com pedivela 100% mecânica para ciclistas que ‘remove’ a zona morta do pedal superior, permitindo aumentar a potência da pedalada com movimentos mais confortáveis. Uma inovação 100% mecânica ecológica e fabricada na França.

Jacques Cerdan é sobrinho-neto do boxeador Marcel Cerdan e passou sua carreira criando a prancheta para a indústria automotiva. Na aposentadoria, ele se dedicou à sua paixão: o ciclismo. Há mais de 15 anos, imaginou uma nova pedivela, que aumentaria a potência em 10%, mas não convenceu os amigos de seu clube de ciclismo.

pedivela

Cerdan é um engenheiro aposentado, mas que é apaixonado pelo ciclismo. Depois de anos trabalhando em sua oficina em casa, o engenheiro conheceu Ludovic Boullet em 2017, que resolveu investir na nova pedivela. O sistema funciona compensando o pedal superior para a frente quando anteriormente o pedal superior e inferior ficam alinhados nas posições de 12 e 6 horas.

Com o pedal de cima alguns centímetros à frente, os ciclistas evitam a primeira pedalada difícil. Os dois pedais então se realinham quando estão na horizontal. A dupla de projetistas espera que a ‘pedivela cerdan’ proporcione uma revolução no ciclismo, tanto para atletas quanto ciclistas de fim de semana, oferecendo maior potência e conforto.

Testada pela campeã mundial de velocidade Barbara Buatois, a pedivela é sedutora: “Percebemos que podemos ter uma taxa muito maior e, portanto, de repente, um ganho de potência muito maior”, disse a ciclista.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.