Ainda desconhecido dos administradores de academias de escalada no Brasil, o Halls & Walls é a reunião anual do mercado europeu de escalada. O evento consiste em uma reunião anual dos players do mercado de ginásio de escalada na Europa. Em outras palavras, Halls & Walls é uma feira de negócios, plataforma de troca de informações e intercâmbio para o setor de academias de escalada da Europa e do mundo.
Os organizadores, operadores, route setters e treinadores são convidados a discutir com especialistas os últimos desenvolvimentos em escalada indoor, bem como conhecer as últimas pesquisas, projetos e produtos do esporte.
Ver essa foto no Instagram
Fabricantes de paredes e agarras de escalada, bem como fabricantes de hardware e software, bem como fornecedores de acessórios, apresentam seus produtos em paralelo às várias apresentações especializadas. O Clube Alpino Alemão (DAV) é organizador do evento.
Sediado na cidade alemã de Nuremberg, em 2018 o DAV Halls & Walls atraiu aproximadamente 1.200 participantes da Alemanha, Europa e do mundo. A Revista Blog de Escalada estará fazendo a cobertura do evento e divulgará as principais novidades do evento.
Masters of Stone
Ver essa foto no Instagram
Paralelamente à feira, acontecerá o já tradicional “Masters of Stone”, considerada uma das melhores competições independentes de escalada da Europa. A competição é realizada na academia Boulderhalle E4, em Nuremberg (Alemanha), e somente os atletas que recebem convite irão competir. A organização conseguiu reunir algumas das principais estrelas mais importantes da competição em todo o mundo. Algumas delas, inclusive, já estão classificadas para as Olimpíadas de Tóquio 2020.
Entre as mulheres estão: Janja Garnbret, Afra Hönig, Stasa Gejo, Alma Bestvater, Petra Klinger, Jessica Pilz e Melissa Le Néve. Entre os homens, a competição também será acirrada, com Alex Megos, Gabriele Moroni, Alex Khazanov, Yannik Flohé e Jorg Verhoeven.
Todos os atletas podem testar as linhas de boulder propostas pelos route setters durante uma sessão de treinamento na tarde anterior à competição, que possui apenas uma rodada final. Quanto aos route settes, equipe também é estelar: Laurent Laporte, Reini Fichtinger, Dirk Uhlig, Manuel Wiegel, Carlos Catari e Tobi Reichert.
Ver essa foto no Instagram
A terceira edição do Masters of Stone é também solidária e visa atingir € 10.000 através de doações para o Climbers Against Cancer. O evento também terá participação de lendas de escalada como Gerhard Horhäger, Bernd Arnold ou Stefan Glowacz.
O “Masters of Stone” pode ser assistido pela transmissão em streaming oferecida pelo canal Klettermafia a partir das 14:45 (horário de Brasília), no sábado, 23 de novembro.
Mais informações: https://klettermafia.de/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.