Escalador morre em acidente durante procedimento de rapel em Cruzeiro-SP

O escalador Inácio Bianchi morreu após cair durante um procedimento de rapel no final do dia de ontem, em um local de escalada no município de Cruzeiro-SP. Bianchi era um dos principais desenvolvedores da Falésia Paraíso, tendo conquistadas diversas vias, além de ter desenvolvido praticamente todos os setores do lugar.

O acidente foi durante um procedimento de limpeza de uma via de escalada, em um novo local o qual ele estava desenvolvendo. O novo local se chama Pereque e fica no município de Cruzeiro-SP.

Segundo informações de escaladores que estavam próximos do acidente, Inácio Bianchi armou o rapel, mas se equivocou quanto ao que seria a metade da corda. Por ser uma falésia de baixa altura, Bianchi não tinha realizado os nós nas pontas da corda.

Segundo as mesmas informações, sua queda foi de aproximadamente de 10 metros. Inácio Bianchi foi resgatado após a queda, porém veio a falecer durante o caminho ao hospital.

Quem era Inácio Bianchi

Inácio Bianchi

Inácio Bianchi

Inácio Bianchi residia em Guaratinguetá-SP e era colaborador da Revista Blog de Escalada desde 2012, sendo um dos maiores incentivadores para a elaboração do guia de escaladas da Falésia Paraíso, um dos primeiros gratuitos do Brasil.

Inácio era graduado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Eletrotécnica) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestrado em Engenharia de Materiais (Área de Supercondutividade Aplicada) pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP)e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP).

No montanhismo e escalada, Inácio Bianchi se destacou desenvolvendo vários lugares de escalada no interior de São Paulo, com destaque para a Falésia Paraíso, em Pindamonhangaba-SP, local que tornou-se o lugar de escalada esportiva mais popular do estado.

Praticamente todo o Vale do Paraíba possui locais bastante populares desenvolvidos por Inácio Bianchi, que também desenvolvia as próprias proteções fixas (grampos ‘P’) para as conquistas nos locais de escalada que desenvolvia.

Bianchi também foi destaque no filme “Paraíso”, que foi exibido em cinema em diversos cinemas do estado de São Paulo-SP e participou no extinto Rio Mountain Festival no Rio de Janeiro.

Os detalhes do acidente ainda estão sendo esclarecidos pela redação da Revista Blog de Escalada e este artigo será atualizado à medida que obter mais informações.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.