10 trekkings na América do Sul para fazer antes de morrer

Após praticamente dois anos praticando isolamento social durante uma pandemia que irá marcar a nossa geração, os planos de viagens já voltaram a fazer parte de nossos pensamentos. Durante todo esse período aprendemos, entre outras coisas, que viajar é um privilégio.

Se você puder viajar, agradeça pois você é um privilegiado. O turismo deve buscar o equilíbrio e, como viajantes, temos um compromisso e uma responsabilidade com os lugares que vamos, as pessoas que lá vivem e seu modo de vida: temos que ser capazes de encontrar esse equilíbrio.

Apesar de vivermos em um país em que governo federal e população se esforçaram como nunca para fazer tudo o mais errado possível, viagens para um trekking de nossos sonhos já parece realidade palpável. Devemos agora planejar e cuidar de refletir do que poderíamos mudar em nossas vidas e comportamentos para que não aconteça novamente o que aconteceu nos últimos dois anos.

A pandemia nos ensinou uma lição valiosa sobre o verdadeiro significado da qualidade, e isso terá um efeito extremamente importante em nossas escolhas pessoais como consumidores e viajantes. Buscaremos relevância e conexão mais do que quantidade, e isso está ligado ao fato de que nossas escolhas terão um propósito além do mero ato de consumo.

Dientes de Navarino

Foto: Freddy Duclerc

Mais do que um novo conceito de normalidade, estamos repensando o que realmente significa qualidade. As verdadeiras jornadas transformacionais envolvem passar tempo com os residentes, aprendendo sobre suas preocupações e alegrias e abrindo novas perspectivas para crescer, aprender e criar sua própria opinião adquirida. Essas experiências são poderosas o suficiente para deixar uma pegada positiva nos viajantes e nas comunidades.

Viajar é um privilégio e todos devemos assumir a responsabilidade por esse privilégio ter um significado maior, contando com equilíbrio, qualidade e responsabilidade. Esses três pilares devem ser sustentados não apenas em empresas e autoridades, mas também em nossas escolhas e comportamento como viajantes.

Cidade Perdida de Teyuna – Colômbia

Localizada na selva profunda da Colômbia, a Cidade Perdida de Teyuna foi esquecida por séculos até que um grupo de saqueadores a “redescobriu” em 1972. Após décadas de guerrilha e atividades ligadas às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na área, hoje o passeio está finalmente seguro para viajantes.

A trilha atravessa a selva da Serra Nevada de Santa Marta (sistema montanhoso costeiro mais alto do planeta), até chegar à entrada da Cidade Perdida de Teyuna, que recebe o praticante de trekking com espetaculares vistas panorâmicas.

São 4 a 6 horas diárias de caminhada sob intenso calor, mas graças às abundantes cachoeiras e rios é possível se refrescar constantemente. Um dos pontos altos deste trekking é o encontro com os Kogi, povos indígenas que vivem na área há milhares de anos.

  • Dificuldade: Média
  • Número de dias: de 4 a 6 dias
  • Distância: 52 km

Circuito Quilotoa – Equador

O Circuito Quilotoa é uma trilha de 200 km que também se conecta com várias cidades andinas do lugar. A parte da trilha que liga a cidade de Quilotoa a Sigchos possui a lagoa verde esmeralda na cratera do vulcão Quilotoa.

Todo o percurso oferece as melhores paisagens e atrativos, incluindo uma incursão pelo Cânion do Rio Toachi, uma visita a uma fortaleza no topo de uma colina e até uma degustação em uma fábrica de queijos.

  • Dificuldade: Média
  • Número de dias: de 2 a 3 dias
  • Distância: 35 km

Cordilheira Huayhuash – Peru

A cordilheira Huayhuash é considerada um dos melhores passeios andinos do mundo. Grande alimentador da Amazônia, Huayhuash possui seis montanhas com mais de seis mil metros de altitude e cerca de dez que ultrapassam 5.000 metros, todas conectadas por gelo glacial azul.

Seus percursos cobrem 170 km de caminhada difícil, pois têm mais de 4.000 metros e abrangem entre 9 e 12 dias. Cordilheira Huayhuash foi declarada reserva natural em 2002 e é oficialmente conhecida como Zona Reservada da Cordilheira Huayhuash.

Quase todos os dias são prêmios divinos com as mais belas paisagens de montanhas e sentimentos únicos. Pode parecer que segue-se o velho clichê de agências de turismo, mas não é: Travessia Huayhuash é muito mais do que apenas um trekking.

  • Dificuldade: Alta
  • Número de dias: 10 dias
  • Distância: 118 km

Condoriri para Huayna Potosi – Bolívia

Com 79km de extensão, o trekking entre Condoriri (5.648 m) e Huayna Potosi (6.088 m) é difícil, principalmente porque se caminha constantemente acima de 4.500 metros de altitude.O passeio poderia perfeitamente parecer de outro planeta devido às incríveis formações rochosas que você encontra nos prados andinos.

Por este território o praticante de trekking pode encontrar belos flamingos e até mesmo a revoada de condores. Além de geleiras e picos de montanha durante o trekking, o pratiante encontrará povoados que mal falam espanhol.

  • Dificuldade: Alta
  • Número de dias: De 4 a 6 dias
  • Distância: 79 km

Salkantay – Peru

A clássica Trilha Inca é uma mais famosas do mundo pela diversidade e ecossistemas, mas a caminhada Salkantay é ainda mais impressionante. Esta trilha é perfeita para quem desejam mudar os ecossistemas de um dia para o outro

O praticante de trekking caminha por paisagens mágicas cercadas por montanhas cobertas de neve, onde o Abra Salkantay (4.650 m) está localizado e oferece vistas da geleira Humantay e do Salkantay coberto de neve.

  • Dificuldade: Alta
  • Número de dias: 5 dias
  • Distância: 72 km

Glaciar Perito Moreno – Argentina

O graciar Perito Moreno é um dos mais famosos do mundo e uma das maravilhas naturais mais impressionantes da Argentina.

Com 30 km de extensão o gigante glaciar permite que seus visitantes percorram sua superfície, tornando-a um dos trekkings mais especiais do continente. Um dos melhores aspectos desse trekking é que não é que é considerado fácil.

  • Dificuldade: Baixa
  • Número de dias: 1 dia
  • Distância: 30 km

Dientes de Navarino – Chile

Foto: Freddy Duclerc

Os Dientes de Navarino é o trekking mais ao sul do mundo. Por isso é, sem nenhum exagero, entrar na pureza de uma paisagem praticamente virgem, onde a natureza está preservada em todo o seu esplendor.

A diferença de fazer este trekking em relação a outro famoso como, por exemplo, Torres del Paine é a sua localização geográfica que é ainda mais remota que o parque chileno. Dientes de Navarino está localizado na “Reserva de la Biosfera Cabo de Hornos” o que a preserva de um turismo massivo, onde chegam os verdadeiros amantes do trekking e que buscam uma aventura única e quase obrigatória a qualquer amante da natureza.

É uma travessia “singular”, pois apresenta características de montanhismo de grandes alturas, pois envolve longas distâncias com inclinações acima de 45° durante trechos do trajeto e vários desafios naturais como ventos fortes, possibilidades de neve e chuvas no trajeto.

  • Dificuldade: Alta
  • Número de dias: de 6 a 8 dias
  • Distância: 65 km

Circuito W em Torres del Paine – Chile

 

Foto: http://www.visitchile.com.br/

O Parque Nacional Torres do Paine noChile possui um dos trekkings mais famosos do mundo. O W, nome dado pela forma do circuito, dá a oportunidade de admirar as maravilhas mais marcantes do Parque.

O circuito completo tem 71 quilômetros de extensão, sendo normal investir entre 4 e 5 dias. Portanto, é necessário algum preparo físico, pois haverá dias em que se caminha quase 30 km.

  • Nível de dificuldade: Médio
  • Duração: 5 dias
  • Distância: 71 km

Chapada Diamantina – Brasil

A maior chapada brasileira é a Chapada Diamantina, convertida em parque nacional em 1985, e está localizada no estado da Bahia fazendo fronteiras com as cidades de Andaraí-BA, Ibicoara-BA, Iramaia-BA, Itaetê-BA, Lençóis-BA, Mucugê-BA e Palmeiras-BA.

Dentre os principais atrativos estão destacados como os mais conhecidos a Cachoeira da Fumaça (360 metros de altura e uma das maiores do país), Cachoeira do Buracão (85 metros de altura) , Morro do Pai Inácio (1.120 m), Gruta da Torrinha, Gruta da Lapa Doce, Rio Pratinha, Poço Azul, Poço Encantado e Marimbus.

Considerando somente a área do parque é 1.014 vezes maior que o Parque Ibirapuera e 38,42 vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca.

  • Dificuldade: Média
  • Número de dias: De 5 a 6 dias
  • Distância: 100 km

Travessia Petrópolis / Teresópolis – Brasil

Foto: Marcello Medeiros

Considerado por muitos como o trekking mais tradicional e clássico do Brasil, a Travessia Petrópolis / Teresópolis possui diversos mirantes, muitas subidas e descidas e é considerada difícil. Com aproximadamente 32 km, liga o município fluminenses de Petrópolis ao de Teresópolis.

Normalmente o trkking é realizado em 3 dias com dois pernoites.

  • Dificuldade: Média
  • Número de dias: De 1 a 3 dias
  • Distância: 30 km

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.