Site é criado para agregar todas as informações científicas sobre escalada e montanhismo

Na escalada e montanhismo, por não haver uma regulação nem estabelecimento de regras claras, estão cheio de “ditadores de regras”. Como antigamente as obsoletas revistas impressas não se dedicaram a difundir o conhecimento técnico com embasamento, muitos foram os que criaram a própria teoria a respeito de algum assunto.

Parte deste comportamento do praticante, que mesmo tendo visão superficial a respeito de algo acredita que é entendido, tem até mesmo uma explicação científica. Este hábito de criar uma teoria a respeito de algo chama-se efeito Dunning-Kruger.

Efeito Dunning-Kruger

O Dunning-Kruger é um fenômeno que pelo qual indivíduos, que possuem pouco conhecimento sobre um assunto, acreditam saber mais que outros mais bem preparados.

Este tipo de interpretação equivocada da capacidade mental e intelectual faz com que estas mesmas pessoas (junto com seus “seguidores”) tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos. Em termos práticos na escalada e montanhismo chama-se “acidente causado por imperícia”. Estas pessoas acostumadas a ditar regra sofrem de superioridade ilusória, além, claro, de uma profunda baixa autoestima além de aguda carência afetiva.

Qual a melhor maneira de combater este tipo de disseminação de ideias erradas? Não existe uma só solução, mas uma que é bem eficiente é disponibilizar o conhecimento de qualidade e credibilidade à disposição de todos.

Mais ou menos o que a Revista Blog de Escalada faz corriqueiramente. São mais de 6.500 artigos, à disposição do leitor, muitos deles com bibliografia completa.

The Beta Angel

Foto: http://en-eva-lopez.blogspot.com/Americanos interessados em também disponibilizar conhecimento científico, para abafar as vozes daqueles que possuem superioridade ilusória, criaram o site The Beta Angel Research Project. O The Beta Angel Research Project é um site, lançado em maio deste ano, com o propósito de inspirar mais e mais pesquisa científica.

Desta maneira procurou disponibilizar uma plataforma para a divulgação de novas ideias, traduzir pesquisas científicas para a aplicação prática do cotidiano e disponibilizar uma visão acadêmica à comunidade de montanha. para aprofundar nesta visão estão disponibilizados categorias de artigos técnicos e científicos para atletas, técnicos, pesquisadores e nerds da escalada.

Após uma rápida pesquisa, o conteúdo destes artigos, é possível contatar que há todo o tipo de informação. Desde trabalhos sobre temas superficiais e mundanos, passando por histórias, chegando a conclusões científicas relevantes.

Grande parte dos trabalhos científicos reunidos pela plataforma teve, ao menos inicialmente, publicações no ano passado. Após um levantamento, notou-se que há um notável destaque para estudos que falam sobre lesões, especialmente em escaladores esportivos e em competidores.

Os idealizadores do site apresentarão a plataforma no International Rock Climbing Research Congress, que discutirá o tema sobre os sistemas de treinamento implementado em academias de todo o mundo. O evento acontecerá na cidade francesa de Chamonix e está sendo considerado o evento mais importante do ano sobre conhecimento técnico científico em treinamento de escalada.

Para saber mais sobre o site acesse: https://beta-angel.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.