IFSC aprova retorno de atletas russos às competições no próximo ano

O retorno de atletas russos às competições já tem data. A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) aprovou um processo que fará com que os atletas russos e bielorrussos retornem como “neutros” a partir de 2024. Escaladores russos e bielorrussos que desejam competir terão que obter “licenças neutras” sob as regras acordadas pelo Conselho Executivo da IFSC.

O anúncio foi divulgado hoje por meio de um comunicado à imprensa. Assim, atletas russos e bielorrussos poderão então se inscrever para competir nas competições da IFSC no próximo ano. A escalada esportiva se tornou o último esporte a anunciar um retorno de russos e bielorrussos, em meio à invasão da Ucrânia.

O retorno de atletas russos

A autorização ocorre após uma recomendação do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) em março, que dizia que atletas russos e bielorrussos deveriam ser autorizados a retornar às competições, se não apoiarem abertamente a invasão ou se filiarem aos militares, revertendo a posição original da entidade depois que Vladimir Putin invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

A posição da IFSC foi baseada nas recomendações de uma força-tarefa que foi nomeada em 10 de maio e incluiu a presidente do Conselho da Oceania, Naomi Cleary, a presidente da Comissão de Atletas Shauna Coxsey e a diretora de pesquisa e desenvolvimento Silvia Verdolini.

As recomendações foram apresentadas em 7 de junho após um mês de consultas que incluiu reuniões com a Comissão de Atletas e outras partes interessadas, incluindo representantes do COI, organizadores de grandes eventos e a Federação Ucraniana de Montanhismo e Escalada.

Assim como em outros esportes, a IFSC afirma que apoia os atletas ucranianos, mas argumenta que o esporte e a política devem ser mantidos separados. Inicialmente, a IFSC optou por manter sua proibição em abril, em meio ao “monitoramento” da situação.

Apesar da decisão sobre os atletas, a Federação de Escalada da Rússia e a Federação Alpina da Bielo-Rússia permanecem suspensas. Oficiais, incluindo criadores de rotas e juízes, permanecerão banidos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.