Quem não gosta das montanhas? Os valores do esporte de montanha pode trazer impressionantes mudanças em sua vida. Amizades, autoestima, equilíbrio mental, entre outros.
Veja abaixo as opções de esporte de montanha.
Opções leves de esporte de montanha

Foto: Anders Nielsen /Unsplash
- Caminhadas: é a disciplina técnica menos arriscada da serra e consiste em percorrer caminhos sinalizados com sinais e marcas de tinta.
- Trekking: atividade de caminhada em longa distância, sendo geralmente realizada parcial ou totalmente em terrenos acidentados de montanhas médias, ou altas. É uma espécie de caminhada técnica, mas difere do montanhismo.
Opções médias/moderadas de esporte de montanha

Foto: Anders Nielsen /Unsplash
- Montanhismo: consiste na subida ao cume das montanhas, geralmente a pé por caminhos sinalizados ou não e por terrenos de dificuldade variável: encostas abruptas, canais, pedreiras ou cumes rochosos. Às vezes é necessário o uso de uma corda para prender os trechos mais comprometidos e facilitar a descida (rapel). Você também avança em terreno nevado de dificuldade moderada, com um machado de gelo e grampos.
- Escalada em rocha: trata-se de escalar rochas de altura e dificuldades muito variáveis, normalmente com uma equipe de segurança especial. Requer uma certa forma física e treinamento específico. Em suma, é uma atividade espetacular e bastante segura quando praticada com conhecimento e cautela, mas não permite erros.
- Alpinismo: é a atividade mais difícil de todas e baseia-se na escalada de montanhas difíceis, com equipamento especializado, utilizando técnicas de escalada em rocha, neve e gelo. Não deve ser feito sem anos de experiência em montanhismo e escalada. De grande beleza e exigente, tanto física como psicologicamente, comporta por vezes riscos muito importantes, mesmo quando corretamente praticado: perigo de avalanches, hipotermia, impossibilidade de se assegurar em determinados terrenos, eventual probabilidade de grandes quedas, etc.
Por que começar um esporte de montanha?

Foto: Kristine Varga /Unsplash
Sem dúvidas que ir para a montanha ajuda a se conectar com a natureza, fazer novos amigos, encontrar um parceiro, praticar uma atividade física saudável, buscar um novo sentido para sua vida e muito mais. Essa prática reforça sua autoestima, pode mudar suas motivações pessoais…
Logo, um esporte de montanha é muito válido, em geral. Até como terapia pode ser usado.
Enfim, para começar neste mundo, assim como em qualquer atividade física recomenda-se a procura de um médico. Após exames que afirmem aptidão para começar a diversão, encontre grupos organizados próximos de você para iniciar com o que mais se identificar, respeitando o processo de evolução gradual, sem querer realizar loucuras como escalar lugares mais avançados sem a experiência necessária.
Dessa maneira, estará apenas prejudicando o grupo. No mais, a prática pode trazer muitos benefícios ao seu corpo e mente como um todo.
Foto destaque: Anders Nielsen /Unsplash

Trabalho com esportes em geral, além dos americanos, redação e SEO há alguns anos. Coberturas em Taça Brasil FA, Superliga Masculina/Feminina, NBB, LNF e Powerlifting. Somo experiências em portais como Quinto Quarto, Esportelândia, Minha Torcida, Futebol Interior, entre outros.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz.