O real motivo da montanha mais alta do mundo se chamar Everest

Qual é real motivo da montanha mais alta do mundo se chamar Everest?

Em seguida, veja quando a montanha foi descoberta, seus nomes originais e mais detalhes sobre a montanha mais alta do mundo.

Quais são os nomes originais da montanha mais alta do mundo?

Por certo, o Monte Everest é um pico na cordilheira do Himalaia, localizado entre o Nepal e o Tibete, uma região autônoma da China. Com 8.849 metros (29.032,15 pés), considera-se o Monte Everest como o ponto mais alto da Terra. Do mesmo modo, o nome tibetano é Chomolungma, que significa “Deusa Mãe do Mundo”. O nome nepalês é Sagarmatha, que tem vários significados.

A saber, as primeiras pessoas registradas a escalar o Everest foram Edmund Hillary (um alpinista da Nova Zelândia) e seu guia tibetano Tenzing Norgay. Eles escalaram a montanha em 1953 e detêm o recorde juntos. Os primeiros registros da altura do Everest vieram muito antes, em 1856.

Pesquisadores britânicos registraram que o Everest era o pico mais alto do mundo em seu Grande Levantamento Trigonométrico do subcontinente indiano.

A descoberta

Como dito, para os nepaleses, essa montanha era conhecida como Sagarmatha e para os tibetanos Chomolungma. Abrangendo a borda do Tibete e do Nepal, a montanha mais alta do mundo permaneceu desconhecida para a humanidade ocidental até 1852, quando agrimensores a descobriram durante o mapeamento da Índia pelo governo britânico. (A Índia fazia parte do Império Britânico na época.)

Com o intuito de era verificar se o Himalaia era de fato a montanha mais alta do mundo, a difícil tarefa de mapear todo o subcontinente indiano começou em 1808. Na época em que o projeto começou, o Nepal e o Tibete, preocupados com a intervenção estrangeira, estavam fechados para estrangeiros, apresentando uma complexidade adicional a um empreendimento já difícil.

Em 1830, a pesquisa alcançou a fronteira entre o Nepal e a Índia. De acordo com um historiador, “as condições eram terríveis: a malária era abundante e as chuvas das monções erodiam as torres de observação a cada ano”. Incapazes de entrar no Nepal, os agrimensores resolveram continuar o projeto nas terras baixas.

Uma linha de base – o comprimento do intervalo – foi denotada e em 1847, medindo os picos da cadeia do Grande Himalaia começou usando cálculos trigonométricos com base nas alturas e distâncias de lugares conhecidos. Até esta época, acreditava-se que o Kanchenjunga de 28.156 pés (ca. 8.582 m) em Sikkim era o pico mais alto da cordilheira.

Por que a montanha mais alta do mundo se chama Everest?

Imagem retirada de um artigo do The Guardian (Divulgação/The Guardian)

Imagem retirada de um artigo do The Guardian (Divulgação/The Guardian)

A título de informação, os cálculos tabulados em 1856 revelaram que uma montanha inicialmente designada pelos britânicos apenas como “Pico XV” (Everest) foi listada como 29.002 pés (ca. 8.840 m). Uma avaliação da década de 1950 mostrou que a altura do Everest era 26 pés (7,92 metros) a mais do que se pensava inicialmente… 29.028 pés (ca. 8.848 m) para ser exato.

Considerando que as montanhas foram medidas a partir de pontos de até 150 milhas (ca. 241.402 m) de distância, a precisão da pesquisa de 1856 é incrível. Em seus cálculos, os agrimensores tiveram que considerar a curvatura da Terra e o fato de que a luz se curva com a variação da densidade do ar nas mudanças de altitude.

O povo da montanha frequentemente se referia também a ela como “Mãe do Universo”. Mas ignorando a importância local do maciço, os britânicos nomearam em 1856 o ápice do mundo em homenagem ao Inspetor Geral da Índia, Sir George Everest, que ficara constrangido com tamanha honra. Em síntese, o agrimensor britânico George Everest atuou como chefe da pesquisa e, dessa forma, o britânico tornou seu sobrenome imortal.

+ Primeiro cume no Everest completa 70 anos; um marco na economia nepalesa

Foto destaque: Martin Jernberg /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.