Saiba como lavar corretamente roupas com Gore-Tex

A partir do artigo que conta a história completa do Gore-Tex, muitas pessoas enviaram mensagens perguntando sobre como é o procedimento para lavar a peça.

Infelizmente, há muita informação errônea espalhada na internet, especialmente feita por quem não é engenheiro ou designer de produto e não possuem um entendimento mais científico de como os materiais dos equipamentos se comportam.

Este tipo de desinformação, a qual acabou criando lendas e mitos, que foi a motivação para escrever este artigo em específico para explicar como cuidar de sua roupa outdoor com Gore-Tex. Na verdade, existem vários produtos com funcionamento similar ao Gore-tex, como eVent, OutDry, DryVent, REI Elements, H2No, Porelle Dry, Omni-Tech e Pertex Shield.

lavar roupas com Gore-Tex

De início, é importante estabelecer que qualquer peça de roupa com As roupas Gore-Tex foi projetada para oferecer respirabilidade e proteção contra intempéries. Este desempenho pode ser afetado pela sujeira, acúmulo de sujeira, suor, protetor solar, fumaça de incêndios e vapores liberados para o ambiente.

Todos estes fatores reduzem significativamente a eficácia do tratamento repelente à água da camada externa da sua peça com Gore-tex.

Primeiramente, é preciso explicar que peças de roupas Gore-Tex consistem em um “sanduíche” de tecidos, sendo que o “recheio” é a camada do material em si.

A camada externa (que não tem contato com a pele) é aplicado um outro elemento químico chamado Durable Water Repellent (DWR). DWR ​​são comumente usados ​​em conjunto com tecidos respiráveis ​​à prova d’água, como Gore-Tex para impedir que a camada externa do tecido fique saturada com água.

lavar roupas com Gore-Tex

Essa saturação, chamada de “umedecimento”, pode reduzir a respirabilidade da roupa e não deixar o vapor passar e até mesmo a água penetrar.

A sujeira permite que as moléculas de água sejam absorvidas pelo tecido externo, saturando-o e reduzindo sua respirabilidade com uma consequente condensação no interior.

Qual seria a melhor solução? Limpar a sua roupa.

Limpando adequadamente a roupa com Gore-Tex, é possível remover a sujeira e outros contaminantes, restaurando a qualidade do DWR e a respirabilidade.

Quando limpá-la?

lavar roupas com Gore-Tex

Como qualquer equipamento outdoor existente no mundo, a frequência de limpeza dependerá da intensidade do uso que der à roupa. Para atividades intensas, como uma longa travessia ou um trekking exigente que provocou muita sudorese, é recomendável lavá-la de 7 a 15 dias.

Já para o uso moderado e que não houve muita sudorese, recomenda-se limpar a cada 15 ou 20 dias de uso e, para atividades leves, é recomendável lavá-las a cada 20 ou 30 dias de uso.

Entretanto, a análise visual é importante em determinar a necessidade de limpeza. Se a roupa parecer suja, ou estiver começando a sentir muita umidade interna, ou mesmo se não estiver repelindo mais a água e estiver se molhando, é hora de lavá-la.

Por insistir em usar peças com Gore-Tex necessitando de limpeza, alguns usuários acabaram acreditando que o material não funcionaria em países tropicais. Na verdade, uma limpeza do suor e conservação do DWR já comprovaria que esta teoria é infundada.

Como lavo a roupa?

lavar roupas com Gore-Tex

Feche os zíperes frontais e de ventilação sob os braços. Abra o zíper dos bolsos e libere a tensão do ajuste elástico da cintura.

Adicione sabão neutro (não utilize sabão em pó) à máquina de lavar e lave a roupa a temperatura média (nunca exceda 40°C) com um ciclo de lavagem normal. Caso esteja se perguntando que tipo de sabão em pó usar, a resposta é bem simples: sabão para lavar roupa de bebê.

O sabão para lavar roupa de bebê mais indicado é aquele que seja o mais neutro possível: sem corantes, sem cheiro e sem compostos químicos perigosos. O ideal é usar sabão neutro e o tradicional sabão de coco, que segue todas essas características e é ótimo para peças delicadas.

Após terminar o ciclo de lavagem:

  • Retire a roupa da lavadora
  • Agite-a para remover o excesso de água
  • Deixe secar à sombra (em local fresco e ventilado) e pendurada preferencialmente em um cabide

Caso seja possível, procure por um agente de limpeza fabricado especificamente para roupas Gore-Tex. O produto mais conhecido é o ReviveX Pro Cleaner e o Tech Wash. O produto é fabricado pela GearAid, uma empresa especializada em limpeza de indumentária outdoor.

No caso específico do ReviveX Pro Cleaner, sua fórmula foi especialmente projetada para lavar todos os tipos de roupas outdoor, incluindo jaquetas de chuva, roupas de esqui, softshell, fleece e isolamento sintético.

É possível reaplicar DWR?

lavar roupas com Gore-Tex

O durable water repellent (DWR) é um revestimento adicionado aos tecidos torná-los resistentes à água (hidrofóbicos). A maioria dos tratamentos aplicados na fábrica é baseada em fluoropolímero aplicado à superfície do seu tecido Gore-Tex.

Os fabricantes geralmente medem a eficácia da DWR por um teste de pulverização de água e a quantidade que fica grudada é avaliada visualmente. Uma pontuação de 90 pontos indica que aproximadamente 90% do tecido não tem água grudada nele.

Ou seja, quanto maior o número, melhor o desempenho. O teste é repetido depois de várias lavagens para determinar a durabilidade.

As pontuações dos testes e o número de lavagens são combinados para criar uma classificação. Por exemplo, uma classificação 90/10 significa que o teste de pulverização de água atingiu um total de 90 pontos após 10 lavagens.

Nem todos os fabricantes publicam classificações de desempenho DWR, mas aqui está um guia básico para interpretar as que você encontrar:

  • Bom: 80 pontos após 10 lavagens. (Este é um valor básico de indumentária outdoor)
  • Excelente: 80 pontos após 20 lavagens
  • Superior: 80 pontos após 50 a 100 lavagens

Quando sua peça de roupa não mais repele mais a água, mesmo depois de lavá-la, é hora de reaplicar o tratamento DWR. Ele pode ser reaplicado por meio de um produto de revitalização por spray ou lavagem de empresas como Granger, Nikwax, McNett, GearAid ou Penguin.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.