Caimento de calças de escalada: Como saber o ajuste ideal?

Usar roupas confortáveis para escalar é importante para o bom rendimento no esporte. Sem nenhum exagero, por culpa de uma roupa mal escolhida, alguma ascensão pode ficar comprometida por causa de um mínimo detalhe.

Muito mais do que apenas moda, uma calça apertada demais, ou folgada demais, pode prejudicar o escalador em um momento importante da escalada. Para quem não tem familiaridade com roupas, uma explicação é importante: o que é caimento?

Caimento é nada mais que a forma como a roupa fica no corpo. O caimento depende quase que exclusivamente do design da roupa escolhida e em como o designer utilizou as proporções corporais de maneira correta e se o material escolhido não irá proporcionar distorções em relação ao desenho.

É fundamental lembrar que não existem dois seres humanos exatamente iguais, portanto não há proporção “perfeita” para cada indivíduo. Por isso, no caso das calças, é uma luta sem fim para encontrar o par perfeito de calças de escalada.

Calças na escalada

Foto: https://ucraftclimbing.com

É fato que muitos escaladores brasileiros apostam no uso de bermudas de praia, até mesmo com as mesmas estampas de surfistas. Nada mais natural e comum que em um país tropical, que possui clima quente quase todo o ano, as pessoas prefiram roupas mais frescas e que proporcione conforto térmico.

Porém, ao escalar em outros países, percebe-se que muitos utilizam calças. O motivo? Como o clima fora do Brasil há alterações significativas de temperatura, as calças protegem do frio nas pernas, além de protegê-las durante uma escalada em uma parede muito abrasiva.

A maioria das pessoas que começa a escalar se concentra demais nos braços. Mas, na realidade, o trabalho com os pés e o movimento das pernas é uma das habilidades mais essenciais em escaladas. Quanto mais força e força o escalador fizer com as pernas, mais fácil será a escalada para os braços. Escaladores que possuem boa técnica para os pés, além de excelente mobilidade de core, têm mais facilidade a lidar com vias de resistência.

A principal vantagem das calças compridas para o escalador é que elas protegerão as pernas contra arranhões, especialmente quando escalar em rocha. Na hipótese de uma quedas erradas, como com a corda por trás da perna, usar shorts pode facilitar o aparecimento de queimaduras de corda. Além disso, em caso de entalamentos de joelho, a calça também protege a pele.

Quem já está acostumado (a) a usar shorts para escalar irá argumentar que a calça atrapalha para o movimento. Se uma cala está limitando os movimentos, é sinal de que o modelo escolhido não é apropriado para a prática de escalada. Sim, há modelos, que possui detalhes de design, que fazem toda a diferença na hora de escalar.

Caimento de calças para escalada

Antes de falar de caimento, é importante tocar no assunto de material das calças. Tudo depende da preferência da experiência subjetiva de qual material deve ser usado. Há quem goste de calça jeans, de brim, sarja, moletom, legging (Poliamida e Elastano), etc. A escolha do material deve ser feita de acordo com o gosto pessoal adequada para o local de escalada.

Por que depende do local? Para escaladas que a aproximação é longa, que exige várias horas de caminhada, calças que possuem algodão como material base não são indicadas. Elas ficam pesadas com o suor e fará com que a caminhada seja agonizante. Caso o local seja próximo, com caminhadas que sequer excedam 2 km, as calças de algodão não irão interferir na experiência de caminhada para o local de escalada.

A primeira regra do caimento, especialmente para calças que tem algodão como produto base (jeans, de brim, sarja ou moletom) é sobre o quão apertado a calça está. Calças de escalada apertadas restringem o movimento das pernas e a distância máxima de afastamento delas. Somente se o modelo da calça possuir elastano (o que deve ser observado na compra), uma calça apertada atrapalha a escalada. Se as calças de escalada são muito apertadas e feitas de jeans que não estica, isso é um problema.

Não importa se você está acostumado a usar calças justas neste caso, elas irão atrapalhar seguindo a Lei de Murphy: do pior jeito, no pior momento, da pior maneira e no pior lugar.

Optar por calças muito largas também é um equívoco. As calças de escalada largas geralmente não impedem o movimento, mas podem atrapalhar se estiverem muito soltas. Elas podem enroscar em algum galho, agarra, ou mesmo impedir movimentos. Além disso, calças largas de 100% algodão são muito pesadas e isso fará o escalador sentir uma espécie de peso morto e ficam ainda piores quando úmidas ou molhadas.

Na escolha da calça, existem três tipos de corte:

  • Corte Reto: Corte conhecido também por “clássico”” ou “tradicional”, mantem-se solto e linear no corpo
  • Corte Skinny: Uma espécie de tentativa de ser uma “segunda pele”. Este tipo de calça é apertada e pouco indicada para quem deseja escalar com ela
  • Corte Slim: Calça meio termo entre o skinny e o clássico, caso possua material elástico, é uma boa opção para pessoas muito magras que querem usar calças para escalar.
  • Corte Jogger: Modelo de corte que possui grande espaçamento entre a linha da cintura e o ponto que divide uma perna da outra. Pode parecer confortável para o descanso, mas não é a melhor opção para escalar, já que irá atrapalhar a abertura das pernas.

Para a escalada, especialmente para os homens, o ideal é mais apertado nos tornozelos, mais solto nas coxas. Este tipo de ajuste é conhecido como “juste médio”. Cada um escolhe o modelo que achar mais confortável.

Algumas marcas que fabricam calças para escalada perceberam que a grande limitação de movimentos era pelo jeito que o cavalo ou gancho, da calça é construído. O cavalo é costura que fica bem debaixo do fim do seu quadril. Calças jeans comuns possuem o cavalo reto, já calças projetada para escaladores, possuem um design diferenciado no cavalo, para possibilitar a abertura das pernas.

Já para as mulheres, a preferência de calças com a altura do cós mais alto, facilita para não causar desconforto social, não deixando aparecer o “cofrinho”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.