IFSC e UIAA cancelam eventos e suspendem atletas e oficiais de escalada da Rússia

Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) suspendem atletas da Rússia. No dia de ontem, o COI confirmou sanções russas em mensagem sobre o aniversário de um ano da Guerra da Ucrânia. Em uma mensagem postada dois dias antes do aniversário de um ano da invasão russa da Ucrânia, o Comitê Olímpico Internacional confirmou a continuação das sanções contra a Rússia e a Bielo-Rússia.

Assim, seguindo o COI, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e a União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA) anunciaram que as próximas competições programadas para ocorrer na Rússia foram canceladas ou realocadas devido à invasão do país na Ucrânia, enquanto condenam a violência do conflito.

Nas declarações o COI confirmou que “(As federações) devem levar em conta a violação da Trégua Olímpica pelos governos russo e bielorrusso e dar prioridade absoluta à segurança e proteção dos atletas. Além disso, o COI pede que nenhuma bandeira russa ou bielorrussa seja exibida e nenhum hino russo ou bielorrusso seja tocado em eventos esportivos internacionais que ainda não façam parte das respectivas sanções da Agência Mundial Antidoping (WADA) para a Rússia.

Planos da Federação Internacional de Escalada Esportiva

Federação Internacional de Escalada Esportiva

Foto: Lena Drapella/IFSC

Assim, as próximas etapas da Copas do Mundo de Bouldering e Velocidade que seriam realizadas ​​em Moscou, programadas para serem realizadas de 1 a 3 de abril, foram suspensas. Entretanto, a intenção da entidade é de realocar o evento assim que um anfitrião for selecionado. Os dois eventos restantes da Copa do Mundo de Escalada em Gelo da UIAA programados para março em Tyumen e Kirov também foram cancelados.

A Federação Internacional de Escalada Esportiva não indicou se o evento poderia acontecer em solo sul-americano. A Argentina, que possui estrutura física homologada, a qual é legado dos Jogos Olímpicos da Juventude, estuda pleitear a realização do evento.

Conforme noticiado pela Revista Blog de Escalada, escaladores de toda a Europa e de outros lugares estão ajudando os refugiados ucranianos. A federação italiana de escalada está oferecendo asilo e apoio aos atletas ucranianos por meio de seu centro de treinamento residencial em Arco.

There is one comment

  1. Rodrigo AF

    Quando a política entra no montanhisno começa por cima e não pelas bases… Nas bases os clubes e associações ainda resistem a se posicionar sobre assuntos como política ambiental, gestão governamental das UCs, público x privado, racismo, machismo e preconceito na escalada, entre tantos outros temas, mas tomar partido numa guerra e discriminar os atletas por sua nacionalidade, esse exemplo que vem de cima pode. Qual vai ser o próximo?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.