HyVent versus Gore-Tex: Qual proteção à água é melhor e porque

Aqui na Revista Blog de Escalada há diversos artigos sobre Gore-Tex. A película é, sem dúvida, a maior revolução para tecidos técnicos. Por causa dela, muitos equipamentos foram aprimorados e puderam aprimorar as habilidades de vários atletas.

Por causa desta importância, já foi abordado aqui diversas vezes o assunto. Já foi falado sobre a sua história, seus principais concorrentes, tipos, vantagens e desvantagens.

Porém, há vendedores que afirmam que seu principal concorrente no mercado, o HyVent é “a mesma coisa” que Gore-Tex. Apesar de terem o mesmo objetivo em um tecido técnico, que é impermeabilizar tecidos técnicos, estão longe de ser “a mesma coisa”.

O principal conceito a aprender é que atualmente, existem muitos outros materiais (utilizando tecnologia semelhante à Gore-Tex) duráveis, impermeáveis, à prova de vento e respiráveis, como HyVent, eVent, MemBrain, etc. Depois disso, existem muitas marcas têxteis que resultaram em uma enorme variedade de roupas para uso em esportes outdoor.

Entendendo o Gore-Tex

Conforme explicado no artigo que detalha a história da Gore-Tex, o produto é o “filho” de Wilbert (Bob) Gore. Uma invenção datada de 1969 oriunda de um feliz incidente, parcialmente frustrado quando Gore acidentalmente sobrecarregou o PTFE (Politetrafluoretileno) em mais de 800%, resultando em uma membrana microporosa (70% de ar).

O público leigo no assunto sobre PTFE, basta dizer que a Kinetic Chemicals (empresa fundada pela DuPont em parceria com a General Motors) o comercializa como Teflon desde 1945. A descoberta de Wilbert foi então apresentada ao público e, posteriormente, solicitou três patentes nos EUA.

O Gore-Tex é feito modificando o PTFE em uma forma expandida de maneira térmica. No PTFE, comumente conhecido como resinas de perfluorocarbono, todos os átomos de carbono na cadeia polimérica estão completamente ligados aos átomos de flúor. A ligação resultante é tão forte que nem a luz UV, nem o oxigênio, são energéticos o suficiente para quebrá-la.

Isso possibilita que o PTFE seja sobrecarregado em 800% sob condições controladas, resultando em uma membrana microporosa. A membrana é impregnada com substâncias repelentes a óleo e insetos para protegê-la da contaminação por óleos corporais e danos causados ​​por insetos.

A membrana microporosa resultante é uma película fina que contém numerosos poros (cerca de 14 milhões de poros minúsculos por milímetro quadrado). Esses poros são 20.000 vezes menores do que as gotículas de água, o que limita a passagem da água nos estados líquidos e 700 vezes maior que as partículas de vapor de água, permitindo a passagem do vapor de suor.

Os poros da película se ligam em padrões complexos que servem como filtro.

Para manter a membrana à prova d’água, os poros dependem das forças de tensão superficial. Tensão superficial faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica.

A água com alta tensão superficial normalmente retira certas superfícies. No entanto, se o material tiver contaminantes como óleos, é provável que ocorra vazamento. Por quê?

Os óleos têm uma tensão superficial baixa, o que os leva a penetrar nos microporos, em vez de perolizar. Uma vez dentro, os contaminantes afetam a interação natural da água com os poros, potencialmente causando vazamentos.

Esta membrana microporosa é frágil, normalmente é colada com materiais de tecidos externos, como nylon, poliéster e etc. Além disso também é colada em materiais internos, como lã, formando um laminado. Os laminados Gore-Tex são fornecidos de várias formas, com base em seu uso.

As formas mais comuns de uso do Gore-Tex incluem:

  • Construção de três camadas (na qual a membrana é ensanduichada entre dois tecidos)
  • Construção de tecido de duas camadas (na qual a membrana é ensanduichada entre um tecido de um lado e um revestimento no lado interno, permitindo o isolamento).

Esses materiais de revestimentos, que colocam a película em sanduíche, devem ter propriedades semelhantes às da membrana para um laminado respirável. Portanto, não é qualquer superfície.

As peças de vestuário com Gore-Tex funcionam melhor em temperaturas frias a congelantes, o que é adequado para campistas, esquiadores, praticantes de trekking e alpinistas.

Entendendo o HyVent

A membrana HyVent é uma tecnologia respirável à prova d’água desenvolvida pela empresa norte-americana The North Face. Ela foi projetada para fornecer excelente respirabilidade, impermeabilização e durabilidade. Portanto, dificilmente a tecnologia irá ser usada por outra marca que não a The North Face.

A membrana foi testada no laboratório e em ambiente outdoor, para garantir qualidade premium e desempenho máximo.

O HyVent feito da mistura PEO (óxido de polietileno) e PU (poliuretano), consistindo de uma fórmula de três componentes e várias camadas que oferece excelente longevidade, permeabilidade ao vapor e propriedades de impermeabilização.

A formulação final é uma película hidrofílica sólida sem poros. Além disso, a membrana resultante é impermeável ao ar, tornando-a à prova de vento.

Por ser muito frágil, a membrana é ensanduichada com outros tecidos na construção de 2, 2,5 e 3 camadas. A camada 2 protege o filme de poliuretano usando um forro suspenso, enquanto a construção 2.5 incorpora uma textura de ‘toque seco’ que eleva o revestimento da pele, dando ao tecido melhor longevidade e conforto.

A construção em 3 camadas do HyVent é semelhante à de Gore-Tex, com a diferença de que o último utiliza sintéticos ePTFE em vez de um filme de poliuretano.

O transporte de umidade é por processo de absorção molecular. Isso pode ser pensado como capilaridade ou água que flui através de canais. As moléculas líquidas são adsorvidas primeiro na superfície do material hidrofílico e depois na próxima molécula da série. O processo de absorção continua por toda a espessura do material.

Esta tecnologia criativa apresenta melhor desempenho na neve, em condições montanhosas e na chuva, tornando-a ideal para trekking em condições adversas de inverno (com neve preferencialmente), esqui, etc.

Qual possui melhor impermeabilidade?

Quando se trata de tecidos técnicos, a resposta para qualquer pergunta de qual o melhor é um enorme “depende”. Assim como para a cerveja artesanal, que para cada estilo é necessário um copo diferente, a mesma filosofia se adequa à tecnologia de tecidos técnicos.

Tudo depende do uso que será feito pela jaqueta. Exemplo: a melhor jaqueta para a neve, não necessariamente é indicada para uso no inverno em países tropicais como o Brasil. De acordo com o padrão britânico, o termo à prova d’água é considerado como a resistência à penetração de líquidos de um tecido é igual à sua força de ruptura hidráulica.

A norma técnica também afirma que, para que um tecido seja considerado impermeável, ele deve suportar pressões iguais ou superiores a 10 kPa (quilopascal) (coluna de água de 1.000 mm). O pascal (Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no Sistema Internacional de Unidades.

A coluna de água (conhecido também como cabeça hidrostática) é medida como um comprimento (geralmente milímetros), representando a altura máxima de uma coluna vertical de água que pode ser colocada sobre o tecido antes que a água comece a infiltrar-se no tecido.

Os fabricantes usam um cilindro transparente e prendem com segurança o material na extremidade inferior. O cilindro é então lentamente preenchido com água e observado para determinar a altura máxima da água dentro do cilindro antes que a água escoe através do material. Como explicado, o valor mínimo para que um produto seja vendido como à prova d’água é de 1.000 mm.

A impermeabilidade é testada usando vários métodos: teste de hidrostático, teste de repelência e teste de chuva. O teste hidrostático é o método mais usado, usando um testador de coluna de água baseada nos padrões britânicos. O aparelho mede a quantidade de água que um determinado tecido pode tolerar e os resultados estão em unidades de comprimento ou pressão.

Resumindo, o teste afere a altura da água que o tecido pode suportar antes de vazar. De modo geral, quanto maior o número, melhor.

Ao passar por esses testes, constatou-se que o Gore-Tex apresentava uma impermeabilidade superior a 28.000 mm, enquanto a HyVent tinha valores acima de 15.000 mm. Com base nestas estatísticas, fica claro que o Gore-Tex é mais impermeável que o HyVent.

Respirabilidade

A transpiração humana é um processo natural. Procure enxerga-lo como um sistema de ar condicionado para todo o corpo. Nos mamíferos, o corpo tenta regular suas temperaturas, mantendo-as em níveis constantes.

A temperatura central do corpo humano deve manter-se entre 36,5°C e 37,5°C. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente. Então, por meio do suor, o corpo consegue se resfriar reduzindo a temperatura.

Portanto, quando estamos ativos, suamos para nos livrar do excesso de calor produzido pelos músculos. Se o vapor da água resultante (suor) acumular na roupa, a pessoa corre o risco de superaquecer enquanto ativo e ficar frio enquanto está parado.

Ficar molhado em condições geladas pode causar hipotermia e, portanto, deve-se evitar o acúmulo de suor a todo custo. Para isso é imprescindível roupas respiráveis.

Neste aspecto, tanto o Gore-Tex quanto o HyVent são respiráveis:

  • O Gore-Tex se livra do suor através de um processo de difusão através de poros 700 vezes maiores que o vapor resultante
  • O HyVent faz uso de uma capilaridade molecular (explicada acima) para aumentar a respirabilidade do tecido.

Existem vários testes científicos para medir a respirabilidade de um tecido. O teste mais comum que mede a taxa de transmissão de vapor de umidade de um material é o MVTR (Moisture vapor transmission rate). O teste mede a quantidade de vapor (em gramas) que pode penetrar em uma área quadrada de um determinado tecido em 24 horas.

A partir deste teste, pode-se concluir que o tecido com um alto MVTR é mais respirável. Mas esses resultados podem ser inconclusivos, pois a respirabilidade depende fortemente do gradiente de temperatura e umidade entre o corpo e o ambiente.

Portanto, caminhar em um ambiente com alta ou baixa umidade relativa do ar interfere no rendimento de seu equipamento. Comparando os tecidos após os testes:

  • Gore-Tex: 17.000 microgramas / m² / 24 horas
  • HyVent: 12-15.000 microgramas / m² / 24 horas

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.