Para mim esse assunto é como o céu e o inferno, na mesma ordem.
Alguns treinos complementares de força são muito bons e eficazes para ajudar você a fortalecer seus dedos para segurar aquele reglete mínimo ou aquele maldito abaulado, mas em geral cobram um preço caro por isso.
Campus board, system walls e finger boards são os mais conhecidos e utilizados por nós, todos esses trazem benefícios rápidos que são sentidos em menos de um mês após o inicio dos treinos.

Foto: http://www.rock-climbing-training.com
Porém são esses exercícios que causam os maiores estragos em nossos dedos, o campus e o finger board são vilões disfarçados.
Já utilizei diversos métodos de treinamento nesses sistemas e todos são lesivos mesmo, o que temos de fazer é usar com moderação e paciência, ai está a chave do sucesso.
Sem dúvida a regra de ouro para mim é que nenhum escalador com menos de 3 anos de escalada deva utilizar estes sistemas de treino com 100% do peso.
O ideal é usar um dos pés, se não os dois para tirar um pouco a sobrecarga nos dedos.
Essa sim é maneira correta de você fortalecer seus dedos com menos risco de provocar lesões.
Já para escaladores mais experientes e preparados um bom aquecimento e não só alongamento como se vê, é muito importante antes de pendurar seu corpo usando apenas a ponta de seus dedos.
Existem dezenas de variações para esses treinos.
No campus o melhor é começar com a escadinha de mão alternada, começa só subindo e mais tarde subindo e descendo.
No finger board barras e travadas isométricas são ótimas pedidas.
No system wall variar as agarras é o melhor: reglete, pinça e abaulado.
O ideal é que esses treinos aconteçam em dias que você não escale ou escale de leve, pois é comum ver escaladores fazendo um treino super difícil pra depois terminar no campus e etc.
Aí sim é que seus dedos vão para o “beleleu”.
O ideal é fazer um mix, pois um bom treino de campus leva até 30 minutos.
Vale a pena lembrar que é sempre bom trabalhar também os movimentos antagonistas (movimento contrário dos dedos).
Note uma coisa, se você escala há algum tempo abra sua mão e pode ser que você note que seus dedos estão arcados ou que você precisa fazer força para esticar a mão.
Com um simples elástico você consegue fazer esse exercício, feche os dedos, coloque o elástico em volta e faça o movimento de esticar os dedos, existe no mercado um bolinha de borracha com elásticos individuais saindo de dentro .
Bom, essas são apenas algumas dicas pois os treinos são muito diferentes para cada nível, portanto se você está mesmo motivado a fazer isso procure sites sérios como por exemplo sites das marcas que fabricam esses produtos como a Metolius que desenvolveu alguns métodos bem sérios e interessantes.
Escalador desde 21 anos, desses 18 dedicados a competição, foi criador e técnico da seleção brasileira juvenil em duas oportunidades na campanha da França e Escócia.É Coordenador de escalada na academia Via Aventura, único brasileiro Route setter continental IFSC e Atleta La Sportiva Brasil.
Привет всем.
Muito boa as dicas! Estava atrás de um artigo assim.