Quais são os requisitos para trabalhar com design em uma empresa de produtos outdoor

Para trabalhar em uma empresa que produz equipamentos outdoor (seja ele indumentária, ferragens, mochilas, calçados, etc) é necessário que, pelo menos, a pessoa seja formada em Design Industrial. O profissional formado em Design Industrial, ou Design de Produto dependendo da faculdade, trabalha com a criação, e produção, de objetos e produtos com foco para usufruto do ser humano (às vezes dos animais também).

O profissional formado nesta graduação recebe o título de designer de produto, e lidará essencialmente com o projeto e acompanhará o processo de produção, de bens de consumo ligados à vida cotidiana.

Foto: https://monocle.com

Foto: https://monocle.com

Este profissional é valorizado pelas grandes empresas de equipamentos outdoor do mercado, e como ele necessita de conhecimentos específicos para trabalhar neste nicho, algumas faculdades já criaram carreiras específicas para este tipo de demanda. Porém, quais seriam os requisitos específicos para um profissional trabalhar em uma empresa de equipamento outdoor?

Para quem estiver pensando em planejar sua carreira para adquirir conhecimentos que se encaixam na demanda das grandes empresas outdoor, a empresa americana de indumentária outdoor The North Face, anunciou esta semana uma vaga para Designer Sr. em sua sede na cidade californiana de Alameda.

Com o título bem desafiador de “empurrar para cima os limites da inovação” (“Push the Boundaries of Innovation as a Sr. Designer at The North Face in Alameda, CA“) para que “inspire atletas e entusiastas a nunca parar de explorar (“Inspire athletes and enthusiasts to Never Stop Exploring!“), a vaga foi anunciada esta semana.

vaga-design-produto-outdoor-1

Para o cargo a empresa deseja que o designer seja capaz de projetar coleções inteiras de produtos com avançada inovação e tecnologia com temas, funções, preços, etc, coerentes com a necessidade.

Para isso exige que o designer tenha bom entendimento de design de produto e sua relação com a marca (conceito de branding). Para você que deseja trabalhar na área de criação de equipamentos outdoor, o que seria necessário para que consiga ser elegível a um emprego destes?

Os requisitos mínimos

  • Bacharelado em Desenho Industrial (Design de Produto) + 8 a 10 anos de experiência
  • Experiência em desenhos conceituais de produto (sketching)
  • Experiência e habilidade avançadas em software de CAD
  • Experiência em criação de design de embalagens e execução de projeto de produtos
  • Experiência em design de produtos e coleções de sucesso
  • Experiência em pesquisa e análise em ciclos de design e coleções

vaga-design-produto-outdoor-2

Habilidades

  • Bom conhecimento de reformulação de paleta de cores
  • Bom conhecimento e entendimento de construção de equipamentos
  • Excelente habilidade de comunicação, incluindo a habilidade de apresentar conceitos ao time, e revisar resultados de maneira persuasiva, comunicando responsabilidades e datas limite para o time de designers
  • Bom conhecimento de ciclo de produto
  • Bom conhecimento em processo de desenvolvimento e design de produto
  • Bom conhecimento de design para mercados, tendências e usuário final.
  • Conhecimento básico de processo de manufatura
  • conhecimento básico de material têxtil, construção e propriedades
  • Conhecimento básico de custo e impactos de design

Mais detalhes: http://www.coroflot.com

Considerações Finais

Na minha experiência profissional se além de possuir todas estas atitudes, e o também seja praticante de algum esporte outdoor está um passo à frente, dado que a experiência e conhecimento do ambiente e necessidades são fundamentais para desenvolver um produto bem sucedido e que responda com eficiência às necessidades deste tipo de usuário.

É sempre bom ter referências boas e ruins. Portanto, saiba quais são suas limitações de antemão e não tenha medo em admitir que não sabe fazer algo. Um designer que não entende o trabalho que lhe foi designado é tão útil quanto um burro-de-carga sem pernas: ninguém vai a lugar algum. Portanto, como toda carreira, o designer de produto precisa ficar ligado no que os outros profissionais do mercado estão fazendo de bom (de ruim também).

Desenvolvimento tecnológico sempre estará oferecendo novas oportunidades para design inovador. Mas lembre-se, existe no mercado hoje pessoas que se acham criativas e as que são de fato criativas. O resultado desta síndrome de superioridade ilusória é que há “inovação do bom” e “inovação do ruim”. Atualmente, especialmente em equipamentos outdoor, vemos muitos praticando o que é popularmente conhecido como “reinventando a roda”. Há ainda uma grande parte do mercado, sobretudo o sul-americano, que “copia e cola” modelos vindos da china e que, ao começar a vender, parecem todos ter as mesma caras e mesmas cores.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.