Excessos sociais e o COVID-19: Nosso modelo social está esgotado?

A crise do COVID-19 expôs a necessidade de uma mudança social generalizada?, para os escaladores Iker e Eneko Pou sim. Abaixo está um texto enviado pela dupla de escaladores sobre a sociedade, escalada e o futuro do esporte como nós conhecemos hoje.

Por Irmãos Pou

A crise provocada pelo COVID-19 expôs a necessidade de uma mudança social generalizada. Viram-se coisas muito boas, como a solidariedade de grande parte da sociedade no combate à pandemia, mas também comportamentos muito menos exemplares, que em muitos casos têm posto em cheque a nossa convivência.

O fechamento e a paralisação total da economia nos colocam agora diante de uma crise (agora econômica) com consequências imprevisíveis. O certo é que será uma crise que nos trará o de sempre: demissões, desemprego, pobreza, desigualdade social, etc.

Por todas essas razões, conviver com a pandemia, enquanto a vida continua girando, parece a única solução possível. Mas como você faz isso enquanto tenta voltar ao normal?

Nos últimos dias temos ouvido críticas muito duras contra os jovens: porque vão aos bares, discotecas, festas, porque se encontram com os amigos, porque bebem muito e se abraçam … Provavelmente tudo isso é verdade, mas alguém já parou para pensar que tudo o que os jovens fazem hoje é a mesma coisa que viram os mais velhos fazerem…

Não vivemos em uma sociedade que promulga o esporte e as práticas saudáveis ​​como forma de vida, vivemos em uma sociedade que promulga a festa acompanhada de todos os seus excessos.

Certa vez, falando com um amigo austríaco que veio trabalhar aqui, ele nos disse: “Surpreende-me que quase toda a vida social gira em torno da festa. É difícil encontrar uma garota indo para a montanha, esquiar ou praticar esportes”.

Pois bem, embora isso tenha mudado nos últimos anos, ainda estamos longe dos modelos dos países mais avançados da Europa. Porque, do nosso ponto de vista, divulgar o futebol (como se faz neste país) não é promover o esporte, é divulgar diretamente a cultura de jogar bola: “Tenta inscrever-se numa grande equipe, ganhar milhões de euros, comprar uma casa deslumbrante, um carro vermelho com o símbolo de um cavalo, e formar uma família chique que vai com tudo isso”.

Além de tudo isso, também, para vencer, vale tudo: enganar o árbitro jogando-se no chão, atacar um adversário quando as câmeras não te veem… É o que os romanos chamavam de Pão e Circo (Panem et circenses). Um entretenimento em letras maiúsculas, que em nenhum caso deve servir de exemplo para sociedade e menos ainda para os jovens.

O desejo de melhorar e o esforço são valores que perduram, as coisas conquistadas com esforço são o que forjam o caráter e “a bola” nunca deve ser a referência para nada.

E que ninguém pense que não gostamos de futebol. Gostamos. A verdade é que não perdemos um bom jogo, mas ficamos com aquele que se praticou no século passado, quando mesmo sem ir mais longe, o campeonato espanhol poderia ser vencido. O pequeno time de alguma das suas cidades, entre outras coisas, porque cada um jogou com o seu colega, e a defesa das cores da equipe foi defeso acima de tudo…

Hoje só o que importa é o dinheiro, e vale mais que o necessário, ainda mais em uma crise como a que estamos vivendo agora. Como alguns disseram no início da crise quando todos clamavam por uma vacina: “Que peçam ao Cristiano Ronaldo e ao Leo Messi, afinal são eles que tiram o dinheiro deste país”.

Ninguém se importa que com esta seja a segunda crise em dez anos, ou que esporte feminino esteja praticamente desaparecido, e que muitos esportes, inclusive o nosso (a escalada), que continuem a manter grandes valores que são muito necessários aos males que afligem a sociedade moderna, não dê a eles nenhuma importância.

Não pode ser que os profissionais mais importantes em todas as áreas desta sociedade tenham que emigrar para países onde sejam capazes de valorizar o seu talento. Permitir isso é permitir que o país funcione com base em plugins, e essa atitude nos empobrece e nos mergulha na mediocridade.

Nosso modelo social está esgotado e as mudanças são mais necessárias do que nunca.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.