Escalador que praticava estilo solo em Yosemite cai e sobrevive à queda

Muitos escaladores vão a Yosemite para testar suas habilidades na escalada. As quedas de escalada em estilo solo são consideradas fatais. Porém, como muitas coisas nessa vida, há algumas exceções (que não devem alterar a regra).

Há algumas semanas, em Yosemite (EUA), um escalador “solava” (escalava em estilo solo) e caiu mais de 45 metros. Por sorte, o escalador sobreviveu e teve de ser resgatado de helicóptero.

De acordo com o relatório da polícia, alguns escaladores estavam se preparando para escalar a via “After Seven” em Yosemite. Pouco antes de começarem a escalada, eles viram um escalador solitário amarrando as sapatilhas e seguindo em direção à via “Nutcracker”, que ficava alguns metros à direita.

Como essas vias são consideradas bastante fáceis, não é incomum ver escaladores tentá-las em estilo solo. Algum tempo depois, os escaladores ouviram um baque.

Logo depois disso, veio gritando uma pessoa para ligar para resgate. O escalador que pretendia praticar escalada em estilo solo caiu de algum lugar da via na altura da 4ª enfiada. No total, a queda foi estimada em aproximadamente de 45 a 60 metros.

Como foi a queda em Yosemite

O indivíduo que arriscou o estilo solo era Josh Ourada, um escalador considerado experiente e conhecido da região. Um outro escalador, Cole Ramey, estava próximo do local o qual Josh caiu e teve que sair do caminho para não ser atingido.

Cole ficou com Josh por quatro horas cuidando dele e ajudou no resgate. Milagrosamente Josh Ourada está vivo, embora tenha sofrido vários ferimentos. Amigos dele começaram um projeto de financiamento coletivo para ajudar com os custos médicos (nos EUA, não há um sistema único de saúde gratuito como no Brasil).

Josh Ourada quebrou o calcanhar direito, teve contratura no tornozelo esquerdo e um corte profundo no pé. Além disso, fraturou a pélvis, lesionou vértebras minhas da coluna cervical quebrou algumas costelas e teve perfuração do pulmão direito.

Os médicos classificaram a lesão na medula espinhal 80% completa. Ou seja, Josh Ourada possui 80% de chance de não recuperar nenhuma mobilidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.