Outro caso de COVID-19 no acampamento base do Everest é revelado

O desenho de mais um desastre por conta do COVID-19 está se formando no Campo Base do Everest (5 364 m). Mais um caso de infeção foi confirmado: o britânico Steve Davis, um cliente da equipe Elite Himalayan de Nirmal Purja.

Davis foi inicialmente diagnosticado com Edema Pulmonar de Grande Altitude (EPGA) e levado de helicóptero para se recuperar. “Estou bem, exceto pela sensação de ter sido atropelado por um iaque”, disse ele na época, ainda esperando que se recuperasse em quatro a cinco dias. O EPGA é responsável pela maioria das mortes devido ao mal de altitude.

Ontem Steve Davis compartilhou a seguinte mensagem em seu twitter “Peguei COVID e pneumonia”. De acordo com testemunhas do Campo Base do Everest, que teve contato direto com os infectados, bem como alguns grupos, estão isolados e monitorados.

Este é o terceiro caso confirmado de COVID-19 no acampamento base do Everest, antes de Davis, o holandês Erlend Ness e uma pessoa da Índia ainda não identificada. De acordo com a jornalista especializada em montanhismo Angela Benavides, declarou em sua conta de twitter que há boatos de vários outros.

O governo nepalês não emitiu qualquer aviso, mas pelo menos quatro resgates de pessoas infectadas com COVID-19 já ocorreram no Campo Base do Everest. Todos foram levados aos hospitais de Katmandu, capital do Nepal.

PCR falso e o Acampamento base do Everest

acampamento base do Everest

O Nepal processou mais autorizações de subir ao Monte Everest do que nunca nesta primavera e já perto de 400. Os últimos números publicados em 23 de abril eram de 394 permiss para o Monte Everest, ultrapassando os 382 permiss de 2019.

Uma das chaves para manter a pandemia sob controle no Campo Base do Everest era transformar cada grupo expedicionário em uma bolha, evitando a interação social tanto quanto possível.

Como acontece em países de terceiro mundo desde o início da pandemia, as medidas não estão sendo aplicadas com rigor, o que levanta preocupações sobre o risco de um surto descontrolado de COVID-19 em um local que a cada dia mais e mais pessoa chegam e o ar é rarefeito.

O jornal Kathmandu Post publicou que o Vale de Kathmandu impôs novas restrições de circulação devido ao aumento dos casos de coronavírus. As restrições afetam mobilidade, atividade comercial e escolas. Para aumentar a pressão e cima do governo do Nepal, autoridades nepalesas descobriram que um laboratório privado em Katmandu estava vendendo certificados de PCR falsos por US$ 70,00.

acampamento base do Everest

acampamento base do Everest

Assim, pessoas que estavam contaminadas e compraram o certificado falso podem ter ido para o Campo Base do Everest. Isso porque a nova regulamentação do Nepal para a prática de montanhismo exigia que turistas estrangeiros passassem por um teste PCR no Nepal no prazo de cinco dias após sua chegada.

O perfil de twitter Everest News publicou uma foto que demonstra que montanhistas, comerciantes e trabalhadores de hospedagens estão circulando por Katmandu sem usar máscaras.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.