Qual é a melhor fase do ciclo menstrual para fazer atividades físicas?

São muitas as mulheres que praticam esporte, treinam e que parece muito útil esta informação de como a menstruação afeta a prática esportiva e rendimento.

Como afeta as fases do ciclo menstrual no rendimento esportivo?

Estudos difundidos nos últimos anos coincidem ao comprovar que nas fases do ciclo menstrual em que há grande quantidade de progesterona pode diminuir o rendimento esportivo e é na fase PRÉ-menstrual que se encontra uma maior concentração deste hormônio que vai aumentando à medida que se aproxima o dia da menstruação.

Este hormônio é catabólico e prejudica notoriamente o rendimento físico.

Vários pesquisadores também observaram que a maior capacidade de rendimento físico da mulher se produz durante a fase PÓS-menstrual devido a um incremento paulatino dos estrógenos depois da menstruação.

A respeito da fase de menstruação, a perda de sangue provoca como norma geral maior cansaço já que há uma hemorragia, e nisso perde-se ferro e as células musculares terão mais dificuldades de captar o que fica no organismo.

Está cientificamente comprovado que durante a menstruação se produz alterações funcionais e psíquicas:

  • Aumento do pulso e frequência cardíaca
  • Aumento da pressão arterial
  • Aumento da temperatura corporal
  • Diminuição da porcentagem de hemoglobina no sangue
ciclo-menstrual-para-escalar

Foto: http://soloboulder.com

Aumento da excitação do sistema nervoso, onde se pode manifestar em forma de apatia e irritabilidade. Poderíamos dizer que em geral diminuem as possibilidades de trabalho do organismo.

É por isso que para desenvolver uma planilha de treinamento deveria levar em conta o ciclo menstrual e suas características, considerando todas as fases.

Cargas de treinamento

O ciclo menstrual tem uma duração de 28 dias normalmente, dos quais 10 a 12 dias se encontram em estado de baixo rendimento, no que se recomenda que se ampliem as cargas segundo as fases menstruais.

  • Fase Menstrual: Cargas médias
  • Fase Pós-menstrual: Cargas Grandes
  • Fase de Ovulação: Cargas médias
  • Fase de Pós ovulação: Cargas grandes
  • Fases de Pré-menstrual: Cargas pequenas

Considera como norma geral que cada mulher é única, e não existe um padrão fixo.

Seria útil conhecer e tomar consciência do que passa no corpo em cada fase do ciclo, para poder assim ajustar os treinamentos com maior exatidão, para assim conhecer o corpo e seu funcionamento

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com

Soloboulder_600X100BB

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.