No ano de 1968, Yvon Chouinard (sócio fundador da marca Patagonia), Doug Tompkins (fundador da marca The North Face), Dick Dorworth, Chris Jones e Lito Tejada-Flores (fundador da Mountainfilm) compraram um furgão.
Após algumas adaptações, dirigiram por mais de 8.000 km até a Patagônia chilena para estabelecer uma nova via no Cerro Fitz Roy. O grupo narrou toda a aventura em uma câmera Bolex de 16mm.
A viagem é considerada um dos marcos no esporte americano, sobretudo porque após esta icônica viagem, muitos dos integrantes resolveram fundar suas empresas, as quais atualmente são as mais bem-sucedidas em solo norte-americano.
Para comemorar a viagem, que neste ano faz 50 anos de existência, a marca Patagônia recuperou o filme e o relançou, incluindo extras, exibindo-o em mais de 30 eventos, todos em lojas da marca em todo os EUA.
Ao longo do caminho, esses cinco amigos pararam apenas para comer, dormir, esquiar, escalar e surfar. Para coroar a jornada, estabeleceram a primeira ascensão na face sudoeste da Cerro Fitz Roy.
“Mountain of Storms” inspirou e manteve uma base de fãs fiel nas décadas seguintes. Mas a Patagonia (a marca) celebrou o 50º aniversário do filme com uma turnê nos EUA.