Dicas para um armário mais sustentável e menos descartável

Você sabia que a indústria da moda é o segundo maior poluidor do mundo? Para que tenha uma ideia, a cada segundo o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado, ou descartado, em aterros sanitários. Este valor foi publicado no relatório “A new textiles economy: Redesigning fashion’s future“, lançado Ellen MacArthur Foundation, com o apoio da estilista Stella McCartney.

Com a produção em escala global, fazendo com que linhas inteiras de roupas sejam desenhadas em um país, produzidas em outro e comercializada no mundo inteiro, a indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano. Assim, a indústria da moda é o segundo maior poluidor do mundo, atrás apenas do petróleo, sendo responsável por 10% das emissões de carbono do planeta.

A consequência dessa produção em massa, e sua consequente compra, sobretudo de roupas de baixa qualidade, é que a cada ano 150 bilhões de roupas são produzidas em todo o mundo para fornecer 20 novas roupas para cada pessoa que vive no planeta a cada ano. Muitas dessas, por causa da baixa qualidade, acabam em aterros ou poluindo o meio ambiente.

Nestes aterros, as roupas feitas de fibras sintéticas, como o poliéster, um dos materiais mais usados ​​nas roupas ultimamente, que além de exigir 70 milhões de barris de petróleo por ano para produzir a demanda global, leva mais de 200 anos para se decompor.

Muita gente = muito lixo

Há 100 anos, a população era estivada em 1,8 a 1,9 bilhão de pessoas.

Em menos de um século, a população do planeta Terra passou de quase 2 bilhões para quase 8 bilhões de pessoas. Se você tem em torno de 40 anos, saiba que na época em que nasceu éramos metade da população que somos hoje.

A Organização das Nações Unidas estima que a população mundial deverá aumentar em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, passando dos atuais 7,7 bilhões para 9,7 bilhões em 2050, e, pode chegar próximo de 11 bilhões em 2100.

E você com isso? Com 7,7 bilhões de pessoas no mundo, devemos nos preocupar com o que geramos de poluição. Não chega a ser ‘apenas” para salvar o planeta, mas também salvar você mesmo. Portanto é necessário que também passemos a ter mais consciência das roupas que compramos e de como as usamos.

Roupas duráveis

Você sabia que apenas comprando uma peça de roupa usada ou consertando suas roupas (e assim prolongando sua vida útil) estará reduzindo seu impacto no meio ambiente?

Ao manter nossas roupas em uso por apenas mais nove meses, podemos reduzir nossas pegadas de carbono, resíduos e água relacionadas à sua produção em 20-30%. Exatamente por este motivo que mais e mais empresas estão implementando programas de reparação de roupas gratuitamente.

O mais conhecido é a programa denominado Worn Wear, da empresa Patagonia, que faz parte da iniciativa “Arrumar é um ato de rebeldia”. A marca canadense Arc’teryx também implementou um programa semelhante chamado Rock Solid Used Gear. A empresa americana The North Face, também implementou o The North Face Renewed, mas somente funciona nos EUA e de maneira limitada.

Armário mais sustentável

Quando se fala de organização de armários, a japonesa Marie Kondo é a maior referência no assunto. Kondo já escreveu quatro livros sobre organização pessoal, que venderam milhões de cópias e foram traduzidos do japonês para mais de 40 idiomas.

O método Marie Kondo é se desfazer daquilo que já não faz sentido é importante para um futuro mais arrumado e feliz. Não se trata somente de uma casa organizada, mas também do seu interior.

Uma boa estratégia para manter um armário mais sustentável não é simplesmente se deixar levar pelas ofertas do momento ou comprar por impulso. Para isso, é fundamental colocar-se as seguintes questões:

  • Eu realmente preciso disso?
  • Tenho algo semelhante no meu armário?
  • Eu poderia comprá-lo em um brechó?

Além disso, algumas ações simples que todos nós podemos implementar em nossa rotina diária são:

  1. Considerar comprar roupas de segunda mão, para estender seu ciclo de vida.
  2. No caso de comprar uma roupa nova, prefira aquelas de boa qualidade que você sabe que vão durar muito tempo.
  3. Priorize as roupas feitas de materiais naturais ou orgânicos e biodegradáveis.
  4. Se tiver uma peça de roupa em bom estado que não use mais, doe! (ela pode ser de grande utilidade para outra pessoa).
  5. Estragou um zíper ou tem um buraco? Conserte!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.