A marca canadense Arc’teryx, com sede na cidade de Vancouver, anunciou ontem um programa de recompra de equipamentos batizado de “Rock Solid Used Gear”. Seu objetivo, de acordo com o comunicado à imprensa, é reduzir o impacto ambiental da marca pela metade. O método para alcançá-lo é relativamente simples: comprar de volta os equipamentos levemente desgastados a excelentes condições de compra. Em outras palavras, a Arc’teryx pagará ao consumidor um vale-presente avaliado em 20% do preço original do produto.
Além disso, pela intenção do programa Rock Solid Used Gear, a Arc’teryx doará para escolas e outras entidades sem fins lucrativos quaisquer itens que não possam ser revendidos, mas que ainda sejam funcionais. Estas instituições devem operar programas de incentivo à pratica de atividades outdoor e atender alunos carentes.
O funcionamento é relativamente simples: o usuário leva o equipamento usado para uma loja Arc’teryx ou o envia para a sede da empresa em Vancouver. A Yerdle, plataforma de e-commmerce que gerencia programas de revenda semelhantes para a REI Co-op e a Patagonia, receberá o equipamento. A partir disso a plataforma avaliará se o equipamento está em condições de revenda, doação, limpeza e conserto de itens e se é possível conceder vale-presente. No final do processo, a Arc’teryx revenderá o equipamento usado por uma fração do custo original.
A marca está explorando conceitos da economia circular, como reaproveitamento e upcycling, para itens que atingiram o final de sua vida útil e não podem ser reparados em um estado funcional. Um programa muito semelhante ao Worn Wear da Patagonia.
O programa Rock Solid Used Gear também permite que os clientes negociem produtos para itens do programa que estão em condição igual ou menor. A Arc’teryx une-se a outras marcas como Patagonia, REI, Toad & Co., icebreaker, Mountain Khakis e prAna nos esforços para prolongar a vida útil de equipamentos e minimizar o desperdício de produção. O objetivo a médio e longo prazo é diminuir o impacto ambiental sobre o universo outdoor que os consumidores desejam desfrutar.
“Sustentabilidade” é um termo muito citado na indústria outdoor, uma vez que as principais marcas buscam reduzir o impacto geral do setor e ganhar maior aceitação do consumidor. A estratégia para conseguir atingir este objetivo é a implementação da economia circular. Economia circular é um conceito estratégico que baseia-se fortemente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, no processo construtivo de uma empresa.
Na economia circular a proposta é criar novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, em um processo integrado. Portanto a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos. No atual estágio de mercado de consumo que vivemos, este tipo de relação era vista como inexorável.
Para saber mais acesse: https://rocksolid.arcteryx.com/

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.