Academias dos EUA e Canadá promoverão série de cursos para formação de Route Setter

Várias academias dos EUA, país com o maior número de estabelecimentos do esporte no mundo, promoverão uma série de clinicas, workshops e cursos para formação de route setter. O route setter é o profissional responsável por elaborar as linhas de escalada em vias e boulder de uma academia ou campeonato. A indústria de academias de escalada dos EUA reconheceu recentemente em um simpósio a importância estratégica deste tipo de profissional para o negócio.

A formação de route setter ainda é realizada sem uma grade curricular formal. Porém a International Federation of Sport Climbing (IFSC) já estabeleceu e publicou as suas regras para a formação e reconhecimento de pessoas especializadas neste ofício. A entidade máxima que organiza as provas oficiais do esporte ainda não possui um calendário oficial para interessados se certificarem. A entidade prometeu, por meio de comunicados à imprensa, que esta debilidade irá mudar em breve.

Para não ficarem atrás da expertise de profissionais de route setter da Europa e Ásia, academias dos EUA e Canadá tomaram a iniciativa de fazer seus próprios treinamentos. No Brasil não há iniciativa semelhante para a formação deste tipo de profissional. A última iniciativa realizada neste sentido foi feita pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) em 2015. Após esta iniciativa nem a CBME, tampouco a liga independente que administra os campeonatos de escalada, não ministraram nenhum curso de route setter.

A argentina, muito recentemente, deu um passo à frente neste sentido e o Chile está perto de anunciar o seu curso também. O calendário de cursos de route setter, até o momento, é o seguinte:

  • BoulderHouse e Crag X (Canadá) – 29 a 31 de julho.
    • O curso exige a capacidade de escalada em um nível V4 ou 5.10 norte-americano.
    • Valor US$ 125,00 por pessoa
  • Rock Mill Climbing (EUA) – 27 a 28 de julho
    • Oferece oportunidades práticas para os participantes.
    • Valor não informado
  • Climbing USA (EUA) – 30 de junho a 1º de julho
    • Shaker Rocks (Ohio)
    • US$ 200 por pessoa

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.