Como sobreviver uma noite perdido na montanha?

A luz está quase acabando e você percebeu que cometeu um erro na rota, está possivelmente perdido na montanha. Você não está onde deveria e provavelmente passará a noite neste local. Como sobreviver a isso?

Ficar perdido não é uma sensação prazerosa. Para isso, confira algumas dicas em casos de surpresas noturnas, especialmente em climas mais frios.

Perdido na montanha: organização é a solução para todos os problemas

Desde já, sobreviver a uma noite na montanha começa com um bom planejamento. De fato, como se você fosse pernoitar na montanha, mesmo que pretenda apenas fazer uma caminhada de meio-dia.

Em diversos artigos passados aqui, a palavra organização está presente. Neste caso não difere, pois quando nos preparamos para o pior, o que poderia ser horrível, tende a ser menos preocupante. Enfim, falar de organização não remete apenas a rota que você planeja e sim a mochila. Certifique-se de ter os kits certos na mochila.

Mesmo que não deseje passar a noite em local X, é preciso ter Y e Z em mente. Em outras palavras, é importante ter os catetos engatilhados para evitar piores cenários, para não se afastar de sua hipotenusa, nesse caso. Capisci?

Não pare caso fique perdido na montanha

Foto: Kai Dahms / Unsplash

Foto: Kai Dahms / Unsplash

Todos tendemos a pensar que quando a noite cai, a coisa mais segura que a fazer é ficar parado até de manhã. Na verdade, de acordo com o escalador Mike Pescod, dono da Abacus Mountain Guides, se você não estiver imobilizado, ele diz que geralmente é preferível continuar em movimento.

Enfim, segundo Mike, o caminho mais seguro seria dar meia-volta, voltar a subir o caminho que deveria ter percorrido e seguir a rota regular para baixo.

A equipe de resgate pode ajudar, mas eles não pulam instantaneamente para dentro dos carros, correm para a base da montanha e sobem com luzes azuis piscando.

Se houver uma solução simples, eles lhe dirão por telefone e tentarão ajudá-lo. Várias são às vezes que conversamos com as pessoas guiando-as remotamente. — diz Pescod.

Se necessário, faça um abrigo

Foto: Alex Gorin /Unsplash

Foto: Alex Gorin /Unsplash

Aqui é apenas em caso da emergência indicar o abrigo. Caso não haja maneira de ser resgatado naquele momento, é válido buscar ou criar um abrigo e comunicar os socorristas de sua atual localização.

Mesmo não estando machucado, em condições climáticas mais frias, se manter aquecido pode deixar de ser frescura. Aliás, você evita se machucar durante a noite desnecessariamente.

Tecnologia

Foto: Raychan /Unsplash

Foto: Raychan /Unsplash

Muitos saudosistas de caminhadas evitam muitas coisas em qualquer situação. De fato, na escalada não é diferente. A tecnologia GPS e telefones são tão úteis na navegação como um mapa ou bússola.

Não é para se desvincular do tradicional. Apenas não há razão para não usar o atual, isto é, mesclar o tradicional com o moderno. Ademais, a tecnologia está ficando menor e mais compatível com o resto. Até mais leve está, facilitando seu transporte.

A cada 5 ou 10 anos a ciência inventa um melhor aparelho. Inclusive, atualmente é possível carregar um que emite o sinal de emergência via satélite, mesmo sem sinal de telefone. O que os mais experientes podem falar é que hoje em dia é mole se perder, mas deixar de usar o atual é outra história.

O bom e velho apito

Foto: Kai Dahms/Unsplash

Foto: Kai Dahms/Unsplash

Aí você pode pensar, ‘acabei de passar pelo tópico de tecnologia e você me indica um apito?’ Bom lembrar que mesclar é chave aqui. Extremos não costumam ser bons e nesse caso, com tanta tecnologia, é fácil esquecer dos apitos, mas eles são muito eficazes. Em resumo, o som de um apito percorre um longo caminho.

Numa emergência, você usa o apito para dar sua localização e evita gastar mais energia e voz gritando. Se você cumpriu o primeiro tópico com maestria, deve ter se lembrado de levar uma lanterna. Com isso, durante a noite, você terá ao menos dois sinalizadores que pouparam suas energias, facilitaram o trabalho dos socorristas e tornaram essa experiência menos desgastante.

Foto destaque: Raghav Yadav /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.