Escaladora morre após queda de 25 metros por “fita comprometida”

Uma escaladora de 50 anos, identificada Tina Fiori, morreu depois de cair 25 metros em uma escalada no Parque Nacional Joshua Tree nos EUA. De acordo com as autoridades locais, Fiori foi encontrada no sábado, por volta das 16h, perto do acampamento Sheep Pass.

O jornal local Desert Sun afirmou que Tina estava comemorando o aniversário de um amigo, Matt Himmelstein de 55 anos, e sua 2.000ª escalada no parque naquele dia. A dupla havia escalado uma parede e Fiori foi a última a subir.

A escaladora estava em top rope e na hora de limpar a a via usou uma fita tubular deixada na ancoragem. Fitas tubulares deixadas em ancoragens podem se deteriorar com o uso e as intempéries.

Quando Fiori passou sua corda na fita, a qual estava “comprometida” segundo informou o Desert Sun, enquanto tentava limpar a via, caiu depois de se inclinar para trás para fazer o rapel. “O deserto não é bom para o nylon, então não posso dizer quantos anos a fita tinha”, disse Himmelstein.

A morte de Tina Fiori é a segunda em acidentes de escalada em Joshua Tree este ano. No início deste ano, um professor, de 35 anos, foi encontrado morto na base de uma escalada perto de uma trilha natural em uma área de escalada chamada Sentinel Wall.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.