Como libertar a mente com a consciência plena

por Tim Park

Como muitos, eu falo bastante comigo mesmo – na minha cabeça, principalmente. A qualquer momento, posso ter um longo diálogo interno analisando o mundo ao meu redor. Por isso, não é surpresa que, quando estou subindo, meus pensamentos reflitam minha tendência natural de me manter ocupado.

Freneticamente, eu processo inúmeros estímulos de uma só vez: Aperte o reglete, tenha certeza de que você está pisando usando totalmente o dedão do pé, mantenha o core firme, relaxe seus ombros, respire, não esqueça de respirar, qual é o próximo passo? Me sinto bombado já. É difícil se concentrar em escalar quando sua voz interior está alta e em pânico.

Foto: https://warriorsway.com/

Por mais de um ano, tenho feito o treinamento “Liberte sua mente” com Arno Ilgner, treinador e autor de O Caminho do Guerreiro da Rocha. Quando comecei o programa, esperava aprender algumas ferramentas simples que me ajudariam com meu jogo mental, como aprender a aceitar o fracasso e o poder da conversa interna positiva. Fiquei surpreso quando nossa primeira sessão foi toda discutindo a consciência do ego e do corpo. Eu pensei: “Como diabos a consciência do corpo está relacionada ao treinamento mental ?!” O que eu não percebi na época é que o programa da Arno não é apenas uma ferramenta de treinamento para escalar, mas uma perspectiva da vida que muda você de dentro para fora.

O núcleo da filosofia do Caminho do Guerreiro é a consciência plena. É a atenção plena de nossos corpos que nos ajuda a perceber nossos movimentos e nos leva a uma precisão maior. É a atenção plena dos nossos pensamentos que revela nossas motivações para subir mais. A princípio, desconfiei de algumas das táticas de Arno, mas ele me desafiou a ser paciente e a tentar evitar palavras com uma conotação positiva ou negativa. Isso significava que eu não deveria dizer coisas como “isso é bom” ou “os pés no crux são tão ruins”.

Foto: https://warriorsway.com/

Com o tempo, aprendi a observar meus pensamentos e me pegava nos mesmos laços habituais. Quando terminei de escalar, senti-me confiante e disse a mim mesmo que a escalada parecia fácil e que me sentia bem e forte. Quando eu estava frustrado, eu era negativo e auto depreciativo, dando desculpas para como eu me sentia por causa do estresse ou da falta de sono.

Apesar do meu ceticismo inicial, eu me desafiei a parar de usar aquelas palavras “boas e ruins” e comecei a descrever as coisas da forma mais objetiva possível. Ao descrever as agarras, “fina e distante” substituiu “ruim e impossível”. Evitando essas palavras carregadas para descrever minha escalada, comecei a ter uma noção mais verdadeira de minhas habilidades, mais confiança, e pude ver a possibilidade de fazer escaladas difíceis. Eu já não considerava nada impossível nem pensava que qualquer agarra fosse tão ruim que eu não pudesse usá-la.

Arno me ensinou a focar nos detalhes e sutilezas da escalada, como descansar mais intencionalmente e se comprometer com movimentos. Também aprendi ferramentas poderosas para controlar minha respiração e frequência cardíaca. Nós praticamos a queda e discutimos ferramentas de treinamento para desenvolver uma mecânica corporal melhor, como observar como nossos olhos podem desviar nossa atenção na parede.

Foto: https://warriorsway.com/

Levou um ano inteiro de trabalho com Arno, mas agora vejo o poder tangível de estar atento ao escalar. Em vez de tentar forçar a positividade ou ficar sobrecarregado de emoções negativas, tento ser mais objetivo. Quando caio em uma via, posso canalizar minha raiva e frustração impulsivas em energia construtiva e determinada para minha próxima tentativa.

Eu posso me perguntar “o que causou a queda?” Talvez eu tenha usado o caminho errado e me atrapalhado no crux, ou talvez eu não tenha aproveitado os descansos e simplesmente tenha chegado bombado. De qualquer forma, o foco está na aprendizagem. Em vez de rotular a mim mesmo como um bom ou mau escalador dependendo se eu encadenei ou não, posso me concentrar em aprender e aproveitar minha jornada de crescimento pessoal.

Foto: https://warriorsway.com/

Como treinador de escalada, agora é óbvio para mim como algo como a consciência corporal está relacionada ao treinamento mental. Como podemos esperar aprender a escalar mais eficientemente se nem sabemos o que nossos corpos estão fazendo? Alguma vez você já prestou atenção ao que seus quadris estão fazendo no meio de um crux, ou você está ocupado demais indo para o próximo reglete? Eu testemunhei meus alunos passando pela mesma luta de lidar com a linguagem “boa ou má”. Encorajo-os a serem calmos e pensativos. Quando não estão, eles escalam e agem automaticamente em vez de intencionalmente. Vê-los progredir apenas valida os benefícios do treinamento Warrior’s Way para mim.

É difícil descrever a transformação que eu experimentei no ano passado. Quando eu descrevo meu treinamento para meus amigos, não posso deixar de rir internamente de como tudo que estou dizendo soa como uma magia new-age e hippie. Mas a atenção plena é uma ferramenta muito tangível. Eu ainda luto com a voz ativa na minha cabeça, mas desenvolvi algumas técnicas novas para manter o foco enquanto subo. Respire, comprometa, mova, relaxe, respire. Como todas as coisas, você só precisa pensar em um de cada vez.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.