Quem é Nirmal Purja? – Conheça a história do nepalês e suas conquistas no Himalaia

Hoje, praticamente todos que acompanham montanhismo já ouviram falar de Nirmal Purja, um ex-soldado Gurkha (povo do Nepal e de partes do norte da Índia) determinado a quebrar todos os recordes do mundo do montanhismo. Nirmal Purja, que é ex-membro das Forças Especiais do Reino Unido, iniciou seu Project Possible em abril com o objetivo de completá-lo até novembro. O objetivo era completar todos os 14 picos de montanhas acima de 8.000 metros em apenas sete meses.

O recorde atual para essa tentativa é de sete anos, 10 meses e seis dias pelo montanhista coreano Kim Chang-ho em 2013. O segundo recorde mais próximo da marca atual é de sete anos, 11 meses e 14 dias pelo montanhista polonês Jerzy Kukuczka em 1987. Olhando os números parece impossível que uma pessoa consiga no espaço de poucos meses, fazer todas as montanhas acima de 8.000 metros de altitude. Mas Nirmal Purja mostrou que consegue.

As montanhas acima de 8.000 metros subidas por Nirmal Purja em 2019 foram:

  • Annapurna (8.091 m): 23 de abril
  • Dhaulagiri (8.167 m): 12 de maio
  • Kanchenjunga (8.586 m): 15 de maio
  • Lhotse (8.516 m): 22 de maio
  • Everest (8.848 m): 22 de maio
  • Makalu (8.481 m): 4 de maio
  • Nanga Parbat (8.126 m): 3 de julho
  • Gasherbrum I (8.068 m): 15 de julho
  • Gasherbrum II (8.035 m): 18 de julho
  • K2 (8.611 m): 24 de julho
  • Broad Peak (8.051 m): 26 de julho
  • Cho Oyu (8.201 m): 23 de setembro
  • Manaslu (8.156 m): 27 de setembro

Para concluir seu projeto de escalar 14 montanhas de oito mil metros em sete meses, apenas o Shisha Pangma (8.013 m) está faltando. Criticado e elogiado em partes iguais, a verdade é que os nepaleses estão marcando o caminho do novo alpinismo moderno.

Com a ajuda do oxigênio, sim, mas abrindo o caminho, afinal. Sua fúria de subir as montanhas acima de 8.000 é seguida sempre de anúncios de agências se vangloriando de levar seus clientes ao topo de algum pico.

Quem é Nirmal Purja?

Nirmal Purja, atualmente com 35 anos, nasceu no Nepal em 1984. Aos 22 anos, decidiu alistar-se no exército dos Gurkhas, um corpo militar especial a serviço das Forças Armadas Britânicas em conjunto com a Índia. Considerada uma espécie de elite da Marinha Real Britânica, o Special Boat Services ou SBS, dos Royal Marines. Para integrá-la, os seus integrantes são selecionados dos Royal Marines Commandos (Fuzileiros Navais Reais) e são treinados pelo 22 SAS (Special Air Service), uma força especial do Exercito da Britânico, conhecida pela sua alta capacidade em condições extremas.

A brigada Gurkha inclui unidades de infantaria, engenharia, sinalização, logística e treinamento e apoio. O processo de seleção para os Gurkhas é exigente: em 2017, 230 fuzileiros trainees foram recrutados entre cerca de 25.000 candidatos. O treinamento de Gurkhas dura 36 semanas e aborda uma variedade de áreas como ética da Brigada, treinamento de idiomas, treinamento cultural, gestão de carreira e seleção de negócios, bem como o mesmo curso de 26 semanas de infantaria de combate.

A carreira militar de Purja durou 16 anos, até que decidiu se concentrar exclusivamente em seu Project Possible no ano passado. Suas origens nas atividades esportivas de montanha começaram em 2012, quando organizou uma expedição ao Acampamento Base do Monte Everest (5.364 m). Deslumbrado com o lugar, Nirmal decidiu mudar seus planos iniciais e, em vez de retornar a Katmandu, capital do Nepal, tentou escalar o Lobuche (6.100 m). Apesar de não ter experiência anterior com alta montanha, Nirmal Purja chegou ao cume com sucesso, em parte graças à ajuda do guia Sherpa Dorje Khatri, com quem ele tentou aprender tudo o que podia.

Dois anos depois, em maio de 2014, Nirmal Purja realizou suas primeiras montanhas com 8.000 metros de altitude, o Dhaulagiri (8.167 m), durante uma viagem de apenas 15 dias e sem respeitar o tempo obrigatório de aclimatação. Nirmal guiou a rota 70% do tempo, ajudando outros 15 montanhistas de diferentes agências e equipes a alcançarem o topo com sucesso.

Já em maio de 2016, Purja estava tentando chegar ao seu segundo cume do Monte Everest. Nirmal queria fazer isso em um período de apenas quatro semanas antes de ter que retornar ao exército, que lhe concedeu uma permissão especial das forças Gurkha. Alguns dias antes, Nirmal Purja havia decidido solicitar um empréstimo a um banco para financiar sua viagem, à qual completaria com todas as suas economias.

Foi nesta época que decidiu tentar uma escalada solo sem oxigênio. Ao chegar ao acampamento base, Nirmal Purja estava cinco semanas atrás do período habitual de aclimatação. Mesmo assim, não hesitou em ir para o Camp 2 em apenas cinco dias, fazendo assim em menos de uma semana o que a maioria das expedições custa cerca de seis semanas.

Foto: https://thehimalayantimes.com

Quando Nirmal Purja estava a caminho do topo em seu último ataque, cerca de 8.300 metros, ajudou a resgatar um montanhista. Primeiro, Purja procurou pelo montanhista entre as fendas até que o localizou na parte inferior de uma delas. Após localizá-lo, tirou-o dali e finalmente o entregou às equipes de resgate aéreo. Após o resgate, Purja terminou sua escalada.

Na época, Nirmal ficou na expedição um total de 24 dias de Katmandu a 8.300 metros de altitude e retornou à capital do Nepal para uma semana de férias com sua família.

Em 2016, novamente sozinho, quando tentou repetir o Monte Everest, também sem oxigênio, Purja resgatou outro montanhista na chamada zona da morte, a 8.450 metros. O nepalês desceu com o montanhista para cerca de 7.900 metros em pouco mais de 1h45min. Foi depois desse incidente e testemunhar os efeitos que a falta de oxigênio causou no montanhista indiano que resgatou, que prometeu a si mesmo que nunca tentaria escalar sem oxigênio a alturas tão extremas.

Recordes impossíveis

Desde 2016 Nirmal Purja parece seguir insaciável por quebrar recordes e eliminar marcas consideradas impossíveis. Em maio de 2017, o nepalês retornou ao Monte Everest para conquistar três recordes mundiais de velocidade, conquistando o topo do Monte Everest e Lhotse (8.516 m) e Makalu (8.481 m) em tempo recorde.

Por todas essas conquistas, Purja foi reconhecido pela rainha Elizabeth II como membro da Ordem do Império Britânico em junho de 2018. Em 2019, com seis montanhas acima de 8.000 em seu currículo, o nepalês decidiu quebrar todas as barreiras e coroar os 14 picos mais altos do planeta em apenas sete meses.

Nirmal Purja conquistou os últimos cinco picos de 8.000 metros desta fase em apenas 12 dias e quebrou seu próprio recorde de velocidade ao escalar o Monte Everest, Lhotse e Makalu em dois dias em maio de 2019. O nepalês dividiu seu projeto em três fases:

  • Primeira fase: Abril e Maio de 2019
  • Segunda fase: Junho e Julho de 2019
  • Terceira fase: Setembro e Novembro de 2019

Recentemente as autoridades de montanhismo da China concordaram em emitir uma permissão especial para Nirmal Purja, permitindo que o nepalês escalasse o Shishapangma (8.013 m), em 2019. Dawa Sherpa, diretor administrativo da Climbalaya Treks, disse ao jornal The Himalayan Times que recebeu uma mensagem da China e da Associação de Montanhismo do Tibet que a equipe liderada por Nirmal Purja obteria uma permissão especial para subir o Shishapangma a pedido do governo do Nepal.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.