CLIMB TALKS – Daniel Serman e como usar a ciência para chegar às Olimpíadas

O Chile é quem melhor está preparando seus atletas para a escalada nas Olimpíadas de Tóquio 2024. O segredo deles é bem simples: apostar na ciência, deixar o ego dos organizadores de lado e determinar-se a aprender sempre.

Bem vindo ao Climb Talks, a evolução das entrevistas da Revista Blog de Escalada. Neste terceiro episódio fomos saber mais sobre as primeiras impressões a respeito de como o Chile está fazendo para treinar efetivamente seus atletas e ter chance concretas nas olimpíadas de Paris 2024.

A seleção chilena de escalada esportiva apostou na ciência, na preparação e no intercâmbio de ideias e conseguiu a melhor classificação de um latino-americano na Copa do Mundo de escalada, Campeonato mundial e Pan-americano de escalada.

Perguntas sobre preparação de atletas para Olimpíadas

Olimpíadas

  • Qual o segredo de treinamento destes atletas?
  • O que poderá ser visto e aprendido no seminário organizado por Gabriela Saliba?
  • Por que o Brasil ficou tão aquém de outros países?
  • Como uma organização centrada na formação de atletas, e não no investimento em eternas promessas, fez a diferença no Chile?

Estas e outras perguntas serão conversadas com Daniel Serman Fernández (assista ao vídeo no topo do artigo), professor de Educação Física chileno e integrante da equipe da seleção de escalada chilena.

Os chilenos, por exemplo, não relativizaram o resultado (como foi feito largamente no Brasil) e analisaram de maneira objetiva o resultado de cada atleta. Apostar na aceitação de críticas, gerenciamento de egos de atletas, técnicos e organizadores, além de usar a ciência do esporte, é que faz o Chile ter grandes chances de chegar a ter um (a) atleta nas Olimpíadas de Paris 2024

Quer saber mais?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.