O Chile é quem melhor está preparando seus atletas para a escalada nas Olimpíadas de Tóquio 2024. O segredo deles é bem simples: apostar na ciência, deixar o ego dos organizadores de lado e determinar-se a aprender sempre.
Bem vindo ao Climb Talks, a evolução das entrevistas da Revista Blog de Escalada. Neste terceiro episódio fomos saber mais sobre as primeiras impressões a respeito de como o Chile está fazendo para treinar efetivamente seus atletas e ter chance concretas nas olimpíadas de Paris 2024.
A seleção chilena de escalada esportiva apostou na ciência, na preparação e no intercâmbio de ideias e conseguiu a melhor classificação de um latino-americano na Copa do Mundo de escalada, Campeonato mundial e Pan-americano de escalada.
Perguntas sobre preparação de atletas para Olimpíadas
- Qual o segredo de treinamento destes atletas?
- O que poderá ser visto e aprendido no seminário organizado por Gabriela Saliba?
- Por que o Brasil ficou tão aquém de outros países?
- Como uma organização centrada na formação de atletas, e não no investimento em eternas promessas, fez a diferença no Chile?
Estas e outras perguntas serão conversadas com Daniel Serman Fernández (assista ao vídeo no topo do artigo), professor de Educação Física chileno e integrante da equipe da seleção de escalada chilena.
Os chilenos, por exemplo, não relativizaram o resultado (como foi feito largamente no Brasil) e analisaram de maneira objetiva o resultado de cada atleta. Apostar na aceitação de críticas, gerenciamento de egos de atletas, técnicos e organizadores, além de usar a ciência do esporte, é que faz o Chile ter grandes chances de chegar a ter um (a) atleta nas Olimpíadas de Paris 2024
Quer saber mais?
- Análise do pan-americano de escalada: http://bit.ly/2TBcJMC
- Resultados dos campeonatos de escalada: https://bit.ly/2PWN1TB
- Jogos pan-americanos terá escalada: https://bit.ly/3mlONtg
- Chances dos escaladores no pan-americano: http://bit.ly/2unEej4
- Site oficial IFSC: https://bit.ly/3ulwY0r
- A realidade das competições e treinamentos de escalada no Brasil: http://bit.ly/2RaH3wS
- Treinamento com pesos: Por que esta metodologia possui tanto tabus entre montanhistas?: http://bit.ly/2mCBdaL
Ver essa foto no Instagram

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.