A Suíça cria prêmio para montanhistas mulheres escalar os picos mais altos dos Alpes

O governo da Suíça propôs incentivar as mulheres que amam montanhas e montanhismo aos cumes em 2021 com uma iniciativa criada por, e para, mulheres. A iniciativa foi batizada de “100% Women Peak Challenge”. O desafio foi organizado pelo Swiss Alpine Club SAC, em conjunto com a Associação de Guias de Montanha e a marca Mammut.

Toda a iniciativa consiste em fazer com que mulheres de todo o mundo são incentivadas a fazer cordadas compostas apenas por mulheres para escalar os 48 picos acima de 4.000 metros acima do nível do mar dos Alpes Suíços juntos e em um período de seis meses.

Para além desta iniciativa das montanhas com mais de quatro mil, o projeto”100% Women Peak Challenge” inclui também mais de 230 iniciativas com enfoque feminino e organizadas por empresas de turismo suíças. Estas atividades vão desde encontros e vai até excursões de poucas horas ou que perduram vários dias.

Desafio de verdade

Dentre as montanhas que fazer parte do desafio estão Matterhorn (4.478 m), Dufourspitze (4.634 m), Signalkuppe (4.554 m), Breithorn (4.164 m), Bishorn (4.153 m), Allalinhorn (4.027 m), entre outras. A campanha começou no último 8 de março (Dia Internacional da Mulher) e se estenderá até 8 de setembro.

Entre as participantes mais proeminentes desta iniciativa está Raha Moharrak, a primeira montanhista saudita a subir o Monte Everest (8.849 m) e que aspira chegar ao Pico Dufour (4.634 m), o pico mais alto da Suíça. Também está no grupo a cantora pop suíça Beatrice Egli, que sonha em poder subir ao cume do Matterhorn em julho.

O “100% Women Peak Challenge” não é competitivo. Assim coloca a competição de lado, para propor um desafio em grupo, no qual o prêmio é compartilhar experiências nas montanhas suíças.

O objetivo da iniciativa é dar destaque às mulheres nos esportes de montanha, sejam elas montanhistas profissionais ou somente amantes da montanha, que sonham em escalar pela primeira vez um pico com essas características. Todas que participarem precisarão contar com um adequado nível de condição física, equipamento e ser acompanhada por uma guia de montanha.

Já para quem já sonha em participar e não tem equipe, a organização também facilita a busca por companheiras de corda por meio da página do Facebook.

Requisitos

Para este grande desafio, que não deve ser subestimado, a organização exige um bom nível de preparação física, conhecimentos de montanhismo e uma boa equipe.

No site da iniciativa é também oferecida a possibilidade de entrar em contato com guias através da organização Mammut Alpine School para contar com a subida com a ajuda de um guia profissional de montanha.

Para registrar cada encontro, basta compartilhar uma foto de selfie no topo das redes sociais e com as hashtags

  • #peakchallengeNAMEDOPICO (por exemplo, #peakchallengeallalin ou #peakchallengematterhorn)
  • #Ineedswitzerland

Para saber mais acesse: https://www.facebook.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.