Quanto tempo leva para escalar o Monte Everest?

Você sabe quanto tempo leva para escalar o Monte Everest (8.849 m) nos dias de hoje? Esta é uma pergunta que poucas pessoas abordam a respeito do assunto e que muitos irão pressionar a brasileira Aretha Duarte para isso.

A montanhista brasileira Aretha Duarte está no Nepal deste o último final de semana para tentar entrar para a história. Caso consiga chegar ao topo, será a primeira afrodescendente da América Latina, e a terceira do mundo, a chegar no topo da montanha mais alta do mundo.

Aretha conversou com exclusividade com o MontanhaCast e falou de detalhes sobre seu projeto que não foi relatado por nenhum outro veículo. Para escutar o MontanhaCast com a Aretha Duarte, basta utilizar o player no topo do artigo, ou escutar nas plataformas de distribuição de podcast. A Revista Blog de Escalada recomenda o Spotfy.

Quanto tempo leva para escalar o Monte Everest?

Monte Everest

Foto: Mike Swigunski on Unsplash

É possível subir o Monte Everest em abril ou maio, embora muitos escaladores comecem sua jornada completa em março. A aclimatação leva semanas de cada vez, portanto, os montanhistas devem estar prontos para o cume com bastante antecedência.

De maneira muito resumida (no caso de tudo dar certo e nenhum imprevisto acontecer), o tempo médio para uma expedição chegar ao topo do Monte Everest é de 6 a 10 semanas. Portanto, para todos os efeitos de algum imprevisto é considerado que leva-se dois meses em média.

Nesse tempo está incluindo a tarefa de reunir suprimentos, caminhar até o acampamento base, ajustar-se à altitude (aclimatação) e, em seguida, escalar cada campo base e, finalmente, chegar ao cume.

Como o Monte Everest fica na fronteira do Tibet (que é dominado pela China) e Nepal, há dois caminhos com variações da rota exata. A maioria dos montanhistas tenta o cume do lado do Nepal.

Tudo começa do voo do Brasil até Kathmandu, a capital do Nepal. O voo desde São Paulo até lá leva em torno de 31 horas, com escala em Doha (o preço da passagem, em média, é R$ 7.359).

Monte Everest

Foto: Ben Lowe on Unsplash | @benster789

De Kathmandu, o montanhista deve pegar uma outra conexão, em um avião menor, para a cidade de Lukla. Desta pequena cidade o montanhista pode escolher em fazer uma caminhada ou pegar um helicóptero até o acampamento base do Monte Everest (que é a escolha dos que são carregados pelos Sherpas).

Desde Lukla, que já está a 2.860 metros acima do nível do mar, até o acampamento base, a caminhada leva de uma a duas semanas.

Neste ponto, o montanhista precisará se aclimatar à altitude de 5.364 metros. Caso o montanhista não esteja acostumado com alta montanha, há grandes possibilidades de sofrer de mal de montanha. Mesmo pequenos problemas de saúde como um forte resfriado, gripe ou diarreia podem significar que o montanhista precisará de uma evacuação médica.

Do acampamento base, o montanhista começará a caminhar até os acampamentos mais altos. Em parte, isso serve para abastecer os acampamentos mais altos para a tentativa final, mas principalmente para aclimatar ainda mais o corpo à altitude.

Este processo, caso tudo esteja ocorrendo de maneira normal, leva de três a seis semanas.

Ataque ao cume

Monte Everest

Foto: Christopher Burns on Unsplash

De Lukla até o acampamento base é uma caminhada de 8 a 14 dias, dependendo do descanso e aclimatação do montanhista. O processo de ataque ao cume é feito do acampamento base até o acampamento 2, onde o montanhista pernoitará.

Após o pernoite, o montanhista deve ir até o acampamento 3, onde há outro pernoite. A partir daqui, o montanhista irá para o acampamento 4, que é o acampamento mais alto antes do cume. Este acampamento fica a aproximadamente 8.000 metros, logo abaixo da chamada “Zona da Morte”.

No acampamento 4, os montanhistas tentarão dormir e, assim que o tempo permitir, a tentativa de cume começa. Os montanhistas normalmente partem tarde da noite, aproximadamente por volta das 23:00 hora local (14:00 horário de Brasília).

Quando o montanhista chegar na passagem conhecida como Hillary Step (uma seção de escalada técnica de 12 metros de altura em rocha), deve ter passado do amanhecer. Então ele terá plena luz sobre as partes técnicas mais difíceis. O montanhista deve chegar ao cume em plena luz do dia e, o mais importante, é necessário que tenha luz na descida.

Detalhe: Hillary Step não existe mais. O terremoto em 2015 foi provavelmente a causa que empurrou a grande pedra que formava a maior parte da passagem. A neve agora cobre a maior parte do que resta, que é uma série de degraus de rocha menores.

Monte Everest

Foto: Martin Jernberg on Unsplash | @martinjernberg

A maior parte da subida ao Monte Everest é feita sobre neve, com pequenas seções em rocha plana ou cascalho.

As partes da neve são relativamente simples de escalar (embora não seja fácil), pois ela está literalmente indo para frente e para cima. Os montanhistas usam uma corda fixa com um ascensor para ajudar a si mesmos e usam crampons (grampos de metal nas botas).

A subida pode levar de 6 a 10 horas para chegar ao cume. A descida de volta ao acampamento 4, com segurança, leva metade desse tempo. Detalhe: voltar é geralmente a parte mais perigosa.

O perigo se deve ao fato de que depois de horas de subida para chegar ao cume, e uma descida que tem de ser prudente, muitos montanhistas estão mental e fisicamente exaustos. Se o montanhista puder voltar para o acampamento 4 e já entrar em uma barraca, terá uma chance muito maior de sobreviver.

A maioria das mortes no topo do Monte Everest ocorre na descida do cume. O montanhista deve ter garantido que terá o máximo de visibilidade possível na descida, pois as reservas físicas e mentais estarão no nível mais baixo.

Demorar muito na descida, não se concentrar, errar ou não ver um perigo são causas de mortes todos os anos. Montanhistas morreram a poucos metros das barracas no acampamento 4 por causa de mau tempo e visibilidade.

O retorno ao acampamento base pode ser feito em um ou dois dias (porque é uma descida), com paradas em diferentes acampamentos. O descanso, a comida e a comemoração levam ainda alguns dias.

Depois, o montanhista pode fazer uma caminhada para Lukla ou, como preferem os ‘carregados pelo sherpa’ de helicóptero. Já em Lukla podem voar para Kathmandu por alguns dias ou duas semanas.

Resumindo

Monte Everest

Como o (a) leitor (a) deve ter percebido, não foi abordado em profundidade os gastos de subir o Monte Everest. O motivo é simples: este assunto foi abordado em demasia em textos e em vídeos de canais de turismo no YouTube.

O proposto neste artigo é somente expor uma ideia do tempo que leva uma subida ao Monte Everest. Portanto, abaixo estão os tempos parciais e totais.

  • Voo São Paulo a Kathmandu: 32 horas
  • Voo Kathmandu a Lukla: 2 horas
  • Caminhada Lukla ao Acampamento Base: 10 dias (240 horas)
  • Caminhada Acampamento Base a Acampamento 2: 2 dias (48 horas)
  • Caminhada Acampamento 2 a Acampamento 3: 2 dias (48 horas)
  • Caminhada Acampamento 3 a Acampamento 4: 2 dias (48 horas)
  • Acampamento 4 ao Cume: 8 horas
  • Cume ao Acampamento 4: 4 horas
  • Caminhada Acampamento 4 ao Acampamento 3: 1 dia (24 horas)
  • Caminhada Acampamento 3 ao Acampamento 2: 1 dia (24 horas)
  • Caminhada Acampamento 2 ao Acampamento Base: 1 dia (24 horas)
  • Acampamento Base a Lukla: 4 dias (96 horas)
  • Lukla a Kathmandu: 2 horas
  • Kathmandu a São Paulo: 32 horas

O total, somando os tempos médios, é de 540 horas. Este montante de horas equivale a 22,5 dias ( pouco mais de 7 semanas). Importante lembrar que este montante é com tudo cronometrado perfeitamente e com tudo dando certo e com tempo colaborando.

Repetindo: No caso de tudo dar certo e nenhum imprevisto acontecer, agências de turismo afirmam que o tempo médio para uma expedição chegar ao topo do Monte Everest é de 6 a 10 semanas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.