No Monte Everest, China instala antena de 5G mais alta do mundo

A empresa China Telecom construiu e instalou a torre 5G mais alta do mundo, a 5.000 metros acima do nível do mar, que transmitirá imagens ao vivo das montanhas da região.

Dessa forma, a China transmitirá ao vivo em 4K HD com uma visão rotativa de 360 ​​graus, vídeo e imagens nítidas do Monte Everest (8.848 m). Segundo a empresa, o objetivo é que as pessoas que estão agora em confinamento e que não foram capazes de realizar seus feitos de subir ao teto do mundo devido ao fechamento estabelecido derivado do coronavírus, possam agora observar a montanha em casa.

Isso é um complemento ao 60º aniversário da primeira ascensão do Monte Everest a partir da face norte, realizada por uma equipe de alpinistas chineses em maio de 1960, sete anos após a montanha ter sido escalada por Sir Edmund Hillary e os Tenzing Norgay Sherpa.

A história da conquista é cercada de controvérsias e relatos ufanistas. Há um artigo na Revista Blog de Escalada que analisa a veracidade, ou não, da ascensão. Um filme sobre a ascensão, estrelado por nada menos que Jackie Chan, foi realizado pelo governo da China para comemorar o feito.


Até agora, a China Mobile e a Huawei instalaram três estações com antenas 5G na base da montanha e nos campos de transição (a 5.300 e 5.800 metros, respectivamente). As outras duas estações devem terminar em 25 de abril, quando o sinal 5G atingir 6.500 metros de altura.

Em entrevista ao Global Times, o analista da indústria Xiang Ligang chamou a tarefa de implantar o 5G na montanha como uma “missão impossível”. “Como podemos garantir uma rede 5G estável? Como podemos garantir o fornecimento de eletricidade para estações 5G em condições climáticas extremas? Como podemos garantir que os cabos não quebrem a -20 ° C?” perguntava Ligang.

Especialistas estimam que o preço de colocar apenas um mastro 5G no Everest seja de cerca de US$ 140.000.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.